O Partido dos Trabalhadores (PT), apresentou nesta semana, um nome para disputar a prefeitura de Campina Grande nas eleições de 2024. O pré-candidato escolhido foi o professor Márcio Caniello. Entanto isso, a direção nacional aprovou ontem (31), uma resolução para guiar as decisões do partido sobre as eleições municipais de 2024, onde estabelece duas condições ou dois pré-requisitos para o lançamento de candidaturas a prefeito nas Capitais.
De acordo com o presidente municipal do PT, Hermano Nepomuceno, outros nomes vão ser apresentados. O PT é um dos partidos de esquerda que integram o Fórum Pró-Campina. Outros nomes já foram apresentados dentro do fórum, como Inácio Falcão (PCdoB), Jhony Bezerra (PSB) e André Ribeiro (PDT).
Nas capitais – A primeira condição é que o partido disponha de lideranças despontando em pesquisas. O outro pré-requisito, mais taxativo, é que seja lançado candidato onde o a legenda tenha obtido vitórias ou votações significativas nos dois últimos pleitos. Sendo assim João Pessoa não atende ao segundo requisito estabelecido pela direção nacional do PT para a apresentação de candidatos a prefeito nas capitais. Não venceu nem obteve votações significativas nos dois últimos pleitos.
Em 2016, com a candidatura do professor Charliton Machado, a chapa petista obteve apenas 4,43%. Nas eleições de 2020, o deputado Anísio Maia se rebelou contra a orientação da direção nacional, manteve a candidatura a prefeito por força de determinação judicial, mas obteve apenas 1,49%. Mesmo o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que tinha o apoio da direção nacional, ficou na 6ª posição, com 10,68% da votação.
Veja abaixo, na íntegra, da resolução da resolução da Executiva nacional do PT:
Redação