A Paraíba o tempo todo  |

PTB apoia PMDB mas pode ser beneficiado com vitória tucana

Tavinho Santos decide apoiar Maranhão, mas PTB pode ser beneficiado com vitória de Cícero

Cobiçado por vários pré-candidatos, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) bateu o martelo sobre quem apoiará nas eleições majoritárias em João Pessoa. O escolhido foi o ex-governador José Maranhão (PMDB). O presidente estadual da legenda, Armando Abílio, confirmou nesta quinta-feira (14) que caminhará junto ao peemedebista na campanha para as eleições 2012.

Há semanas, o PTB vinha sendo disputado pelo PSDB de Cícero Lucena e o PSB de Estelizabel Bezerra. “Acredito que o nosso partido terá um papel decisivo nas eleições deste ano, por ter nomes fortes e porque acrescenta um tempo considerável na propaganda eleitoral. Com isso, fomos bastante procurados, ouvimos as considerações dos pré-candidatos e deliberamos a favor de José Maranhão”, declarou Armando Abílio. Com o apoio do PTB, o tempo de rádio e TV de Maranhão sobe de 3 minutos e 23 segundos para 4 e 32 segundos.

Armando Abílio acrescentou que a decisão foi tomada em conjunto com os interesses do diretório municipal, que é presidido pelo vereador Tavinho Santos. A escolha já era considerada esperada, uma vez que Tavinho é um dos nomes mais cotados para ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa de José Maranhão.

Outro fator influencia a decisão do PTB em apoiar a pré-candidatura peemedebista. O presidente municipal do PMDB e deputado federal, Benjamin Maranhão, vai se licenciar da Câmara Federal para ceder a Armando Abílio, que é suplente de deputado. Benjamin já comunicou que deverá se afastar temporariamente de Brasília para se dedicar à coordenação da campanha do tio, José Maranhão, nos próximos meses em João Pessoa.

Armando Abílio revelou que a decisão foi tomada em consonância com a executiva nacional do partido. De acordo com Abílio, o PTB nacional que quer aumentar o número de deputados na Câmara Federal e por isso orientou que o apoio em João Pessoa fosse firmado no sentido de promover esse intento. “A nacional nos orientou a integrar o arco de aliança do PMDB para que eu volte a Câmara Federal” explicou Abílio. De acordo com ele, o partido formou na esfera nacional um bloco com o PSC e, atualmente, conta com 37 deputados.

Para a disputa nas eleições proporcionais, o PTB ainda está definindo suas coligações. Armando Abílio antecipa que a legenda deverá pleitear vagas na Câmara dos Vereadores de João Pessoa lançando os nomes de 16 candidatos. A homologação das candidaturas e a oficialização do apoio ao PMDB só serão feitas na convenção do partido, ainda sem data marcada.

ESTRATÉGIA

A adesão de Tavinho Santos ao PMDB revela uma estratégia perpicaz, já que caso seja indicado vice na chapa de José Maranhão, o parlamentar ganharia a vaga de vice prefeito, no entanto, caso o senador Cícero Lucena (PSDB) seja o vencedor, o PTB ganha uma vaga no Senado Federal, com a ascensão do ex-deputado Carlos Dunga à titularidade

 

Jornal Correio da Paraíba

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe