PTB e Patriota aprovam fusão e criam Mais Brasil; Roberto Jefferson é vetado no partido

PUBLICIDADE

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota (Patri) aprovaram, nesta quarta-feira (26), a fusão das duas siglas para a formação de uma nova legenda, que se chamará “Mais Brasil” e terá o número 25 nas urnas.

A decisão do PTB foi confirmada em uma convenção nacional realizada em Brasília. Dos quase 200 filiados, apenas um votou contra a fusão. Já na reunião do Patriota, a votação foi unânime pela formação da nova sigla.

Fontes relataram à CNN Brasil que para que a fusão ocorresse, o Patriota, que será maior em número de parlamentares, fez algumas exigências. O partido pediu como garantia que nem Roberto Jefferson – presidente de honra do PTB -, nem sua filha, Cristiane Brasil, como também o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, façam parte da nova legenda.

Ainda de acordo com interlocutores do PTB, a permanência ou não de Roberto Jefferson no partido não foi abordada na convenção desta quarta (26). No entanto, um dirigente petebista foi enfático ao afirmar à CNN que está claro para a cúpula do PTB que “não tem condições políticas de Roberto Jefferson continuar na nova legenda”.

As aprovações internas do PTB e do Patriota para a fusão das duas siglas acontecem três dias depois que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) atirou com um fuzil e lançou granadas contra policiais federais que cumpriam uma ordem de prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta de junção das legendas, no entanto, já estava sendo acertada antes do episódio. As conversas iniciaram logo após o primeiro turno das eleições deste ano, quando ambos os partidos constataram que, sozinhos, não superariam a chamada cláusula de barreira – que exige a eleição de um número mínimo de parlamentares ou de votos pelo Brasil para que partidos tenham acesso ao fundo partidário e tempo gratuito em rádio e televisão.

Em 2018, o PTB elegeu três deputados federais e dois senadores, enquanto o Patriota teve cinco deputados federais eleitos. O objetivo agora é que, quando o Mais Brasil seja oficializado, a nova legenda já conte com pelo menos cinco representantes na Câmara dos Deputados. No dia 2 de outubro o PTB elegeu apenas um deputado federal (Bebeto, pelo Rio de Janeiro). Já o Patriota, conquistou quatro vagas na Câmara Federal.

Fonte: CNN Brasil
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

22 de novembro de 2024

Governo Federal reconhece emergência em quatro cidades da Paraíba

Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Estas foram as quatro cidades paraibanas consideradas em situação…

22 de novembro de 2024