Faltando pouco mais de dois anos e meio para as eleições 2014, uma disputa nos bastidores políticos já é travada por algumas importantes figuras no cenário da perspectiva de poder no tabuleiro eleitoral paraibano: a disputa pela cadeira de Senador da República no pleito estadual.
Natural candidato a reeleição, o senador Cícero Lucena (PSDB) e pré-candidato a Prefeitura de João Pessoa e surge como postulante ao posto, caso opte por não enfrentar uma eleição municipal que promete ser bastante acirrada. Lucena tem uma carta na manga, caso permaneça no cargo: o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), principal cabo eleitoral na disputa no longínquo ano de 2004. Considerado o ‘prefeito’ do Senado, Lucena que é primeiro secretário da Casa administra sem máculas orçamento desejado por muitos.
O segundo a ser lembrado é o ‘meteórico’ ministro das Cidades o paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) que em menos de um ano em Brasília, exercendo o seu primeiro mandato de deputado federal, foi alçado a condição de líder da bancada e hoje administra o terceiro orçamento da República, administrando programas de visibilidade no Governo Federal como o PAC e o Minha Casa Minha Vida, ‘Aguinaldinho’ tem atuação destacada no Ministério das Cidades é irmão da deputada Daniella Ribeiro (PP) líder nas pesquisas em Campina Grande, é tido como um político de livre transito e não possui ‘arestas’ tanto na oposição quanto no Governo, sua posição o credencia a vôos mais altos.
Outro que pavimenta um caminho de destaque é o atual presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, o deputado Ricardo Marcelo (PSDB) quem mesmo não admitindo publicamente, possui um verdadeiro ‘exercito’ de deputados estaduais que simpatizam com a causa. Dono de posições firmes e equilibradas na Casa de Epitácio Pessoa, Marcelo é carta certa na mesa do tabuleiro político, quando o assunto é o Senado Federal. Conhecido como um político de ‘palavra’ e cumpridor de compromisso, fazem do presidente da Assembléia um detentor de virtudes que o aproximam de Brasília.
Fechando o ciclo, o PB Agora cita o atual vice-governador paraibano Rômulo Gouveia (PSD), figura carismática na política paraibana, dono de um fino trato, habilidoso nas adesões e no respeito aos aliados, o ‘gordinho’ fica entusiasmado quando é chamado de Senador, presidente de uma legenda com musculatura eleitoral Gouveia pode ter como possível companheiro de chapa o governador Ricardo Coutinho (PSB) em 2014.
Correm por fora, os deputado federais Wellington Roberto (PR) e Luis Couto (PT), os ex-senadores Wilson Santiago (PMDB) e Efraim Morais (DEM).
E você amigo internauta, quem acha que é o favorito na disputa pelo Senado Federal? Opine no espaço destinado aos comentários.
Henrique Lima
PB Agora