Queda no FPM ainda repercute: para Bruno, Governo Federal tem transferido responsabilidade para municípios

PUBLICIDADE

Após ato público realizado por prefeitos paraibanos, na última quarta-feira (30), em João Pessoa, o chefe do Executivo municipal de Campina Grande. Bruno Cunha Lima, criticou a transferência de responsabilidades que, segundo ele, vem sendo feita pelo Governo Federal para os municípios brasileiros nos últimos anos.

Bruno explicou que os municípios no Brasil são detentores da responsabilidade de executar a grande maior parte dos serviços públicos de saúde, de educação básica, de limpeza urbana, de iluminação pública, de zeladoria de trânsito e transporte, entretanto, tem ficado com a menor parte do orçamento nacional.

“Na contrapartida, em média, 5% do bolo arrecadatório do Brasil é que fica com os municípios. Cerca de 70% fica com o Governo Federal e cerca de 25% com os Estados. Então, se os municípios têm a imensa maior parcela da responsabilidade, mas não recebe, não tem os recursos, para poder entregar esses serviços com qualidade à população”, argumentou o gestor.

Bruno lembrou que debates e implantações de pisos salariais para categorias como a enfermagem e os professores são pertinentes, porém, acabam contribuindo para o aumento das despesas dos municípios, enquanto as gestões municipais assistem a queda nas arrecadações.

– Por exemplo, o FPM [Fundo de Participação dos Municípios], só esse mês, teve uma queda de cerca de 20% em comparação ao mesmo recurso do ano passado. Se formos olhar, veremos que todos os meses tem tido uma queda de no mínimo 10% em relação as mesmas cotas nos mesmos períodos do ano passado – reivindicou Bruno.

A manifestação dos prefeitos realizada esta manhã na Praça dos Três Poderes foi motivada, justamente, pela recorrente queda no repasse do FPM.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Queiroga e Sergio Queiroz satirizam episódio da cadeirada entre Datena e Pablo Marçal durante debate

Em um episódio que gerou grande repercussão no cenário político nacional, a briga envolvendo os…

16 de setembro de 2024

Wilson Filho endossa apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara e reitera força do Republicanos para majoritária em 2026

O secretário de Educação da Paraíba e deputado licenciado, Wilson Filho (Republicanos), reafirmou durante entrevista…

16 de setembro de 2024

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024