O candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), manifestou sua intenção de implementar, caso eleito, uma política que possibilite a separação de crianças autistas de crianças neurotípicas em sala de aula. A proposta, apresentada durante entrevista ao programa JP2, da TV Cabo Branco, na última terça-feira (15/10), surpreendeu pais e defensores da inclusão.
Na entrevista conduzida pela jornalista Larissa Pereira, Queiroga foi questionado sobre sua visão a respeito da inclusão de crianças com necessidades especiais, como as autistas, no ambiente escolar junto a outras crianças. Em resposta, ele afirmou que, dependendo do grau de necessidade das crianças, elas poderiam ser beneficiadas por um atendimento diferenciado: “Há algumas crianças que precisam de um tratamento diferenciado, mas na medida do possível o ensino deve ser o mais inclusivo… possível”, comentou.
A jornalista destacou que especialistas em educação defendem que a convivência com outras crianças é essencial para o desenvolvimento das crianças autistas e que a segregação pode ser prejudicial. Mesmo assim, Queiroga reiterou sua opinião sobre a necessidade de casos específicos serem avaliados de forma a oferecer abordagens diferenciadas, gerando um debate sobre políticas inclusivas nas escolas de João Pessoa.
Redação
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…