O governador Ricardo Coutinho, do PSB, lançou, nesta sexta-feira (31) mais uma etapa do Ciclo do Orçamento Democrático, ano 2017, e destacou a nova forma de fazer política na Paraíba como um instrumento de construção de uma consciência crítica da população.
Diferente do ocorrido em outras gestões, o Orçamento Democrático do Estado coloca nas mãos das pessoas o poder de decisão sobre o uso dos recursos públicos e por isso a atual gestão vai lutar para que esse modelo tenha continuidade.
“Esse ciclo representa a continuidade do maior programa dentro do projeto político que eu represento, que é o projeto da democracia participativa, da democracia popular, de considerar a política não apenas uma votação em alguém e um cheque em branco para quatro anos. A política é muito mais do que isso, a política significa construção de espaços onde as pessoas possam naturalmente ter a oportunidade, a responsabilidade de poder acompanhar e definir caminhos, principalmente de aplicação dos recursos públicos. Significa a construção de uma consciência crítica cada vez mais trabalhada, coletivamente falando, para que as pessoas possam exercer e construir uma coisa chamada cidadania”, disse.
O governador elencou alguns dos avanços desse programa de Governo, a exemplo da retirada de todos os municípios do Estado do isolamento asfáltico como fruto das demandas do ODE.
“A Paraíba está mudando. A Paraíba tem um monte de coisa sendo feita. A Paraíba tem um governador que ontem foi a Vieirópolis para poder inaugurar uma estrada de R$ 11 milhões. A Paraíba está fazendo isso em todas as regiões muito em função do orçamento democrático, que é um instrumento importante de empoderamento da população e da construção da consciência critica. Somos o único estado do Brasil que faz uma opção tão clara por democracia participativa, que tem um governador e um governo que participa de plenárias, que chama para si a responsabilidade de ouvir dezenas de pessoas, de dialogar com mais de 180 mil pessoas que se cadastraram para participar das plenárias municipais, isso é de uma importância fundamental”, ressaltou.
O governador aproveitou para agradecer aos auxiliares de sua equipe que teimam, junto com ele, em colocar o programa em atividade.
“Agradeço a teimosia do governo em continuar a investir em um governo que é um modelo que eu acredito e que nós sabemos que por mais que a gente faça, nós sempre teremos ainda muito mais a fazer”, arrematou.
O lançamento do Ciclo 2017 abriu o calendário das 17 audiências públicas que acontecerão este ano, com a presença do governador, secretariado e toda a equipe de assessores, que percorrerão as 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a participação da população dos 223 municípios paraibanos.
PB Agora
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (18) o balanço da Operação Proclamação da…
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) reconheceu a existência de dano moral coletivo presumido…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu, na manhã desta segunda-feira (18),…
A Prefeitura de João Pessoa se classificou em 1º lugar na Paraíba e ocupa a…
Amanda dos Santos Barbosa, 24 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (18), após cair de…
As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) acontecem nesta terça-feira…