Está prevista para esta semana uma coletiva de imprensa do governador Ricardo Coutinho (PSB), em João Pessoa, para tratar sobre o futuro da Companhia de Àgua e Esgoto da Paraíba, a Cagepa, e a possibilidade de sua privatização.
A confirmação sobre a coletiva foi feita pelo secretário de Comunicação do Estado, Luís Tôrres, que preferiu não adiantar qual seria o tom da entrevista.
O Governo Federal, através do presidente Michel Temer (PMDB) tem reforçado a pressão para que os Estados privatizem suas empresas públicas, sobretudo devido as dívidas que essas entidades vêm acumulando ao longo dos anos. A crise é a principal justificativa dada pela União.
Conforme a proposta, caso a privatização não ocorra, Estados terão problemas para conseguir financiamentos públicos. A pressão é tão grande que muitos Estados estão sendo forçados a ceder a exigência e, no caso da Paraíba, as consequências podem ser irreversíveis, caso o governo também não se curve a pressão.
O local e o horário da coletiva ainda não foram divulgados.
Apesar de a água ser indispensável, o prejuízo alcançado pela Cagepa é crescente no fornecimento do serviço, sobretudo pela inadimplência de consumidores e até de entes da federação, a exemplo de municípios. Nestes o problema também vem avançando, com prejuízos imensuráveis.
PB Agora