Categorias: Política

RC já cumpriu mais de 50% das promessas feitas desde a reeleição

PUBLICIDADE

O governador Ricardo Coutinho cumpriu 53% das promessas de campanha, segundo levantamento coordenado e divulgado pelo Portal G1, que levou em consideração os resultados das 26 unidades federativas, além do Distrito Federal. Ricardo é um dos governadores que mais cumpriu as promessas feitas durante a campanha de 2014.

 

O Portal G1 conseguiu mapear 21 ações de grande e médio porte realizadas pelo governador Ricardo Coutinho em diversos segmentos. Pelo levantamento, o chefe do Executivo paraibano fez 66 promessas, cumprindo 21 em sua totalidade, enquanto outras 14 estão em pleno andamento.

 

A expansão do programa habitacional Cidade Madura – além de João Pessoa, entregue em Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira e em construção nos municípios de Sousa e Patos –, as construções dos viadutos do Geisel e de Mangabeira, a elevação da cobertura de esgotamento sanitário, as reformas da Vila Olímpica Parahyba e do Ginásio Ronaldão, convocação de novos policiais aprovados em concurso público, ampliação das Unidades de Polícia Solidária, implantação de laboratórios de robótica e de matemática em escolas estaduais estão entre as promessas de campanha cumpridas pelo governador Ricardo Coutinho.

 

De acordo com o levantamento, outras 14 promessas de campanha estão em andamento, entre as quais a elevação da cobertura do abastecimento d’água, que subiu de 92% para 98,97%,  e o Governo do Estado segue trabalhando para atingir os 100%, com obras como a Transparaíba, que vai levar água da Transposição do Rio São Francisco para 19 municípios.

 

Outra promessa que também está em andamento é a pavimentação da via Perimetral Sul, que está com mais de 70% das obras concluídas e deverá ser entregue em fevereiro de 2018.

 

A implantação do novo Sistema de Radio Monitoramento Digital para todos os órgãos operativos de segurança pública também é outra ação de destaque que está em andamento e já em fase de conclusão. A 2ª fase, que abrangeu toda a região de Campina Grande, foi finalizada em setembro. A nova tecnologia representa um investimento de R$ 33 milhões e também está funcionando em João Pessoa, assim como nos litorais sul e norte da Paraíba. Os equipamentos vão proporcionar às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade, com cobertura de 90% do território paraibano até o fim deste ano.

 

O Hospital Metropolitano D. José Maria Pires, embora conste como promessa não cumprida no levantamento do Portal G1, deve-se ressaltar que as obras estão em fase de conclusão, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2018, podendo, portanto, ser considerada como parcialmente cumprida.

 

Com relação às novas escolas de ensino integral, o levantamento informa que em 2014 eram 49 escolas de ensino integral e que a promessa era dobrar, mas que só foram feitas seis novas escolas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, em 2014, algumas escolas tinham o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e não eram totalmente ensino integral, apenas com algumas ações no contra-turno. Em 2016, o Estado possuía oito escolas integrais, em 2017 subiu para 34 e em 2018 para 100.

 

A implantação da Escola Técnica de Arte da Paraíba também pode ser considerada como ação parcialmente cumprida, já que as obras da reforma do prédio foram autorizadas e a previsão de entrega é para o ano de 2018. A escola funcionará no prédio da antiga Central de Polícia do Estado, no bairro do Varadouro, próximo à rodoviária e à integração, beneficiando, assim, jovens e adolescentes que residem em outras cidades da Paraíba.

 
 
 
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023

A esperança de vida ao nascer no Brasil ficou em 76,4 anos em 2023, segundo…

29 de novembro de 2024

Auditoria do TCE-PB em 20 hospitais e maternidades públicas detecta deficiências na maioria dos equipamentos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou uma operação de auditoria que…

29 de novembro de 2024

Felipe Leitão confirma Tião Gomes como favorito para vaga no TCE, mas Jutay Meneses avisa que também disputa posição

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD), vice-presidente eleito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), disse,…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo da Paraíba

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

Em SP, Cícero garante que ônibus elétricos estarão circulando em João Pessoa no 1º semestre de 2025

O prefeito Cícero Lucena garantiu, nesta sexta-feira (29), que os ônibus elétricos estarão circulando em…

29 de novembro de 2024