Na corrida pela única vaga destinada à Paraíba ao Senado Federal nas eleições deste ano, sete dos oito candidatos à vaga travam uma disputa na Internet. Os números de seguidores nas redes sociais, refletem em parte, o resultado apresentado nas diversas pesquisas eleitorais. Ferramenta importante, as redes sociais podem ajudar os eleitores a decidir pelo voto. As redes sociais ganharam mais relevância desde as campanhas eleitorais em 2020.
Mesmo tendo o seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), o candidato do PT, Ricardo Coutinho, lidera a disputa por seguidores no Instagram. O perfil do candidato conta com mais de 83 mil seguidores. Ao todo, 83,4 pessoas acompanharam o petista nas redes sociais. Ricardo apoia a candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ao governo do Estado e conta com o apoio do ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Ex-governador da Paraíba, Ricardo segue com a campanha nas ruas e na internet, mesmo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando a decisão do TRE-PB.
Na onda bolsonarista na Paraíba, o candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Sérgio Queiroz, aparece em segundo lugar com mais de 67 mil seguidores. O pastor e servidor disputa um cargo eletivo, conta com 67,2 seguidores nas redes sociais.
O candidato Efraim Filho da União Brasil, também tem usado as redes sociais para impulsionar a sua candidatura. Efraim, que apoia a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), ao Governo do Estado, tem mais de 66 mil seguidores. Ao todo, 66,6 pessoas acompanham as ações e propostas do candidato nas redes sociais.
Candidata apoiada pelo governador e candidato à reeleição, João Azevedo (PSB), Pollyanna Dutra (PSB), se distanciou um pouco dos concorrentes quando o assunto é redes sociais. Em seu perfil ela conta com pouco mais de 36 mil seguidores. Ao todo, 36,1 internautas acompanham a candidata no Instagram.
O candidato do PL, Bruno Roberto, também não tem a mesma performance nas redes sociais, que o seu maior “cabo eleitoral”, que é o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Bruno tem pouco mais de 23 mil seguidores.
Já Alexandre Soares do PSOL, tem 2,8 seguidores, enquanto que André Ribeiro PDT tem 1,676 seguidores. O perfil na Internet do candidato Manoel Messias do União Brasil não foi encontrado.
Severino Lopes
PB Agora