Um ministério exclusivo para a Segurança Pública. Essa é a defesa que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) tem mantido para inibir a violência em todo país.
Apesar de os índice de mortes violentas terem diminuído no Estado, Coutinho ressalta que se não existir uma medida hábil, o Estado que vai bem na segurança pode ser contaminado pelo vizinho que vai mal.
“Eu não vejo como o Brasil, com uma epidemia dessas de violência, não ter um ministério exclusivo para segurança pública. É porque o Governo Federal, não apenas esse, pensaram que criar um ministério desses, específico, era mesmo que pegar a bomba e colocar no colo. Eu acho que o ministério serviria para universalizar as políticas públicas, para dar uma mesma base. Não é para botar policial na esquina, isso cabe ao estado, mas os instrumentos que a polícia opera têm que ser comum, se não você terá um estado que vai bem na segurança e o vizinho pode ir mal e contaminar o que vai bem, por isso, não tenho a menor dúvida que não há outro caminho”, disse.
Ricardo alerta ainda para a necessidade da reforma de um código penal e uma revisão das penas daqueles que cometeram crimes leves para retornar a sociedade a fim de se ressocializarem.
“Não é possível que você tenha um número exagerado de jovens mortos. Ou seja, é preciso ter uma política pública, uma reforma do código penal. Para você ter uma ideia, tem gente que é preso com fuzil num dia e no outro dia está solto. Gente desse tipo tem que está preso”, arrematou.
PB Agora
1) O relatório da Polícia Federal trouxe dados concretos sobre a execução de atos preparatórios…
A capital paraibana sediará, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o XII Encontro…
Um acidente envolvendo um caminhão-tanque foi registrado na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101, no…
A cidade de Campina Grande foi contemplada nesta terça-feira (27) com um carro-pipa, através de…
Um mês após o segundo turno das eleições municipais, o o governador João Azevêdo (PSB),…
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), divulgou o…