O deputado federal Wilson Santiago disse não haver justificativa para que haja redução de vaga na bancada federal da Paraíba em 2026. A informação surgiu após divulgação do Censo 2023, que trouxe novos números de habitantes da Paraíba, que pode resultar na perda de duas vagas para o estado.
Em entrevista à emissora de rádio de João Pessoa, Santiago declarou que a Constituição não determina redução da vagas no parlamento.
O número de vagas nas casas legislativas (Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Câmaras Federais) são proporcionais ao número de habitantes por estado (ou por município, no caso das Câmaras Municipais). Além da Paraíba, outros 13 estados podem vir a ter representação reduzida na Câmara.
Wilson Santiago lembrou que a Constituição Federal não prevê redução de vagas e que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu de forma contrária à subtração das bancadas estaduais.
– A quantidade de parlamentares foi decidida pela Constituição de 1988 e disciplinada por emenda constitucional. A última delimitou o máximo de 70 e o mínimo de oito deputados por estado. Essa lei vem sendo questionada por causa do aumento no número de habitantes nos estados, mas de um censo para o outro isso tem oscilado muito. O Supremo já decidiu permanecer do jeito que estão as bancadas. Não tem justificativa constitucional para a Paraíba perder bancada – argumentou o deputado.
PB Agora
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…