Com o objetivo de dar uma solução mais rápida a um dos graves problemas da educação em João Pessoa, Ruy Carneiro pretende implantar na Prefeitura de João Pessoa um programa de reforço escolar em português e matemática para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Cada ano letivo destes conta com mais de 3 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo do reforço é evitar que os alunos vão para o ensino médio sem terem aprendido as duas matérias básicas.
“O modelo de ensino que temos hoje é antigo e funciona mal. Cerca de 91% das crianças que estão no 9º ano, que vão para o ensino médio, não aprenderam matemática. E 72% não aprenderam português. Esses números assustam. Mais 50% dos alunos do 5º ano não aprendem português, enquanto em matemática esse número sobe para 59%. O reforço será implementado para mudar esse quadro lamentável na educação da cidade”, ressaltou Ruy.
A ideia é começar com os adolescentes do 8º e 9º porque estão próximos de deixar a rede municipal de educação e dificilmente poderão alcançar as mudanças que a nova administração de Ruy Carneiro pretende promover nas escolas. A medida, que já era necessária devido ao déficit de aprendizagem dos alunos da rede, é imprescindível diante do cenário pós-pandemia que se inicia a partir de 2021.
A oferta do reforço escolar faz parte de um conjunto de ações para realizar uma verdadeira transformação educacional em João Pessoa, que engloba a implantação de atividades esportivas, culturais e pedagógicas, como complemento do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, em sua gestão como prefeito, Ruy pretende implantar novas tecnologias educacionais, com auxílios como lousas interativas, informatização total das escolas e internet de alta velocidade nas escolas.
Assessoria