A rejeição ao ex-presidente Lula disparou, segundo pesquisa Ibope, divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda-feira, 26. O percentual dos eleitores que não votariam em hipótese alguma no petista aumentou de 33% (maio de 2014) para 55%. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 21 de outubro.
A pesquisa revela ainda que apenas 23% votariam em Lula numa eventual candidatura do ex-presidente em 2018. Em maio, esse percentual era de 33%.
Na sequência aparecem Aécio Neves (PSDB) com 15%, Marina Silva (Rede), 11%, José Serra (PSDB), 8%, Geraldo Alckmin (PSDB), 7%, e, por fim, Ciro Gomes (PDT), com 4%.
Cresceu menos, mas também cresceu a taxa dos que não votariam de jeito nenhum em Aécio (que passou de 42% para 47% em um ano), Marina (de 31% para 50%), Serra (de 47% para 54% em dois anos). Alckmin e Ciro têm índices de rejeição iguais: 52% (não há comparativo anterior para os dois nomes).
Lula é o mais conhecido entre os políticos, já que apenas 2% o desconhecem. Ciro é o mais desconhecido, por 24% dos eleitores. E não conhecem Alckmin. O percentual sobre Aécio chega a 9% e para Marina, 10%. No caso de Serra, 11% o desconhecem. As taxas não somam 100% porque um eleitor pode apontar que votaria em mais de um candidato ou que não votaria em nenhum deles.
Diário do Poder
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…