Foto: Paulo Bandeira / ALPB
A Justiça Eleitoral iniciou nesta quarta-feira (4) o julgamento de um recurso eleitoral contra a candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras. O relator do caso votou contra a candidatura, deixando a decisão em 1×0. O julgamento foi adiado para sexta-feira (6) após o desembargador Oswaldo Trigueiro solicitar vistas ao processo.
O recurso eleitoral foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por uma coalizão de partidos, incluindo PT do B, Progressistas, MDB, PL, União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade e a Federação PSDB-Cidadania. Eles contestam a candidatura de Chico Mendes, alegando que ele estaria buscando um terceiro mandato consecutivo no Executivo, o que seria inconstitucional.
Chico Mendes foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, e posteriormente foi eleito deputado estadual. Em 2024, ele decidiu concorrer à Prefeitura de Cajazeiras, o que gerou o questionamento por parte do MPE e dos partidos, que interpretam a candidatura como uma tentativa de obter um terceiro mandato subsequente no Executivo, ainda que em um município diferente. O relator do caso reconheceu a validade do recurso, o que pode complicar a situação de Chico Mendes.
Redação
No final da manhã desta terça-feira (8), uma carreta carregada de frutas tombou após o…
O governador João Azevêdo anunciou, nesta terça-feira (8), o lançamento do edital do concurso público…
Em pesquisa estimulada realizada pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB Agora, os…
Em entrevista nesta terça-feira (08), ao programa Arapuan Verdade, o presidente do PL na Paraíba,…
Levantamento realizado pelo Instituto Anova em parceria com o portal PB Agora revela que nomes…
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reagiu, durante entrevista nesta terça-feira (08), às declarações do…