O Republicanos fechou, nesta sexta-feira (25), os apoios de 22 deputados para a disputa da presidência da Assembleia Legislativa dos dois biênios da próxima legislatura, três a mais que o mínimo necessário. Os últimos a assegurarem o “embarque” no projeto foram os socialistas. O partido comandada pelo deputado federal Hugo Motta tinha o apoio de quatro dos seis eleitos pelo PSB, mas faltava ainda aval de Hervázio Bezerra e de Tião Gomes. Este último, inclusive, abriu mão da disputa pelo comando da Casa para viabiliazar o acordo. Para a disputa, um nome já está garantido: trata-se do atual presidente do Legislativo, Adriano Galdino (Republicanos).
Galdino deve ficar com o segundo biênio, caso seja mantido o acordo firmado entre os partidos. Restará a definição de quem vai para a disputa no primeiro biênio. Internamente, no Republicanos, a vaga é disputada por Wilson Filho e Branco Mendes. Os dois têm buscado apoio entre governistas e oposição. Os dois terão até domingo (27) para construir a maioria. A data marcada por Hugo Motta será o limite para a definição do nome que será chancelado pela sigla.
A construção da maioria foi feita em reunião realizada durante a manhã desta sexta, em João Pessoa. Estavam presentes Adriano Galdino, Júnior Araújo, Tanilson Soares e Marcio Roberto. Os parlamentares agora trabalham para buscar o consenso. Um outro nome que vem tentando se consolidar na disputa é o deputado Eduardo Carneiro, do SD. As informações são do Blog do Suetoni.