O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), queria arrastar o chá de cadeira que vem dando na imprensa e nos aliados políticos sobre a sucessão eleitoral de 2018, mas acabou dando pistas de que deve ficar de fora da disputa eleitoral pelo Governo da Paraíba.
Apesar de dar diversas declarações afirmando que falará sobre o pleito do próximo ano, no próximo ano, Cartaxo deixou claro que vai fazer o mesmo percurso adotado em 2016, quando dizia em 2015 que falaria sobre a eleição no ano seguinte e, quando o ano seguinte chegou, ele disse que só iria falar sobre o tema ‘eleições’ seis meses depois.
O problema é que Cartaxo tem só até abril para se definir sobre a postulação, já que terá que se desincompatibilizar do cargo pelo menos seis meses antes das eleições se quiser estar apto com o que preconiza a legislação eleitoral. Como afirmou que só vai entrar no debate eleitoral em junho de 2018, Cartaxo acaba, nas entrelinhas, confirmando que não será candidato.
O gestor pode seguir o mesmo caminho de Veneziano, em Campina Grande, que exerceu seus dois mandatos à frente do executivo, depois ficou dois anos ausente do cenário político, e ressurgiu, em 2014, na disputa por uma vaga na Câmara Federal, a qual emplacou o mandato.
“Sempre fui instigado a debater no ano de 2015 inteiro a fazer o debate de maneira antecipada e eu dizia, só vou fazer esse debate em 2016. Chegou em 2016 eu dizia, só vou olhar com mais atenção quando chegar no segundo semestre e foi exatamente no mês de junho que a gente deu uma olhada mais atenciosa no processo, nas composições e daí nós montamos uma coligação importante para a Capital, vencendo o pleito. Essa é a questão, é maturidade, o equilíbrio nesse caminho e eu vou fazer isso do mesmo jeito. A mesma receita que nós usamos para 2016, vamos usar para 2018”, disse, arrastando o debate, depois de ter praticamente entregado o jogo.
A declaração do prefeito acaba trazendo à tona um novo cenário. No final, poderá ser o vice prefeito Manoel Júnior (PMDB) quem mudará os planos, voltando para a disputa por uma vaga federal nas eleições do próximo ano.
A declaração de Cartaxo veio após uma indagação do jornalista Suetoni Souto Maior, no programa CBN João Pessoa, e passou despercebida. Na ocasiãi o comunicador queria saber sobre um suposto estremecimento na relação do prefeito da Capital com o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), de Campina Grande.
Sobre esse assunto, Cartaxo disse: “Do ponto de vista pessoal tenho uma relação tranquila com Romero, não é de hoje, já é há bastante tempo. E essa discussão eu repito, nós só vamos cuidar de maneira mais objetiva em relação a eleição, a composição de chapa a partir do próximo ano”.
O complemento da resposta, foi o exposto acima.
Márcia Dias
PB Agora
Atletas e técnicos já podem, a partir desta segunda-feira (23), realizar as inscrições do programa…
O secretário de Articulação Política de João Pessoa, Diego Tavares, revelou, durante entrevista nesta quinta-feira…
A parte oeste da Paraíba deverá enfrentar temperaturas acima da média histórica para o verão…
O deputado Hugo Motta é cotado para assumir o cargo; os requerimentos têm potencial para…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), revelou em entrevista ao Portal da Capital…
O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) reacendeu as especulações sobre sua possível candidatura ao…