Categorias: Política

Ricardo Coutinho anuncia 50 milhões para municipios nas áreas de saúde e educação

PUBLICIDADE

R$ 50 milhões. É o volume de recursos que o governo do Estado está reservando para os projetos selecionados nos dois primeiros editais do Pacto pelo Desenvolvimento Social, cujos anúncios acontecem nesta segunda-feira , às 9h30, no Espaço Cultural, em solenidade comandada pelo governador Ricardo Coutinho diante de prefeitos e secretários municipais.

O governador disse que “o pacto representa a grande aposta do governo para a melhoria dos indicadores sociais e, consequentemente, da qualidade de vida da população. É preciso fazer com que os serviços de saúde e de educação melhorem, a agricultura familiar tenha espaço no mercado local e as políticas de inclusão sociais sejam efetivas. Estado e municípios devem caminhar conjuntamente para a melhoria dos serviços públicos”, disse.

Ele lembrou que os prefeitos acreditaram no pacto e encaminharam bons projetos, que foram analisados por uma comissão dentro de critérios técnicos e sociais. Ele acrescentou que o Governo do Estado apresentou uma proposta em conjunto com os gestores municipais sobre as metas de melhoria dos indicadores dentro do que prevê a contrapartida solidária.

Expectativas – Dentre os resultados esperados na área de educação estão a inclusão de milhares de crianças nas creches, a diminuição da evasão escolar e a busca da universalização das crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola, facilitando a sua escolarização e a caminhada rumo ao ensino fundamental e médio.

Já na saúde, a meta é a redução da mortalidade infantil, por meio do reforço dos hospitais e da criação de serviços básicos e especializados para melhorar os indicadores de saúde em cada município. “Daremos um grande salto em áreas que são essenciais: a saúde e a educação”, disse o governador.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, dentre os projetos selecionados estão reformas e ampliação de escolas, criação de bibliotecas digitais, equipamentos para auxiliar o ensino, ampliação e reforma de hospitais, compra de equipamento médico-hospitalar e criação de serviços especializados, como laboratório de análise clínicas e fisioterapia.

“O pacto é o primeiro modelo de parceria Estado-Municípios embasado em critérios técnicos e impessoais. A prioridade é que os investimentos reflitam nos serviços públicos a na melhoria da qualidade de vida no município”, explicou Ludgério.


Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF deflagra 11ª fase da operação ‘Rescue’ contra armazenamento de material pornográfico infantil no Sertão da PB

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a 11ª fase da operação ‘Rescue’, com o…

26 de novembro de 2024

PMJP injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…

26 de novembro de 2024

Operação Stakeholders do FICCO/PB desarticula facção criminosa em João Pessoa e região

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…

26 de novembro de 2024

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…

26 de novembro de 2024

Com 13 deputados, PSOL decide ter candidato próprio contra Hugo Motta à presidência da Câmara

A bancada do PSol vai lançar o deputado pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) como candidato à…

26 de novembro de 2024

Com obrigatoriedade judicial, CBF pode não garantir continuidade da Copa do Nordeste após 2025

Após cumprir a obrigação judicial de organizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de…

26 de novembro de 2024