Categorias: Política

Ricardo Coutinho: contra a des-educação, não há explicação

PUBLICIDADE

Antes que eu comece a comentar a questão do fechamento das escolas estaduais Paraíba afora – e pelo título do comentário dá para perceber que o assunto principal é este – quero fazer, aqui, uma pequena reflexão, nada agradável. Não pensem que este ato de decretar o fechamento de escolas na Paraíba é o último ato insano do Governo do Estado. Não que eu seja pessimista, mas é que, a cada ato similar, eu penso que é o último e nunca é. Então, concluo que este também não cessa a insanidade…

Mas, vamos ao comentário. Desde que o Governo do Estado decretou o fechamento de várias escolas estaduais em diversas cidades da Paraíba, sob o argumento de que estas escolas não teriam estrutura suficiente para funcionamento, que venho pensando comigo: contra um ato destes, não há explicação.

Se, um dia, Roberto Carlos disse: “Não importam os motivos da guerra. A paz ainda é mais importante”, digo que não importam os motivos alegados pelo governo. Proporcionar o acesso à escola aos estudantes de um estado em que tudo é mais difícil que em outros locais, ainda é mais importante.

O governo alega que as escolas não tinham estrutura. E eu digo: sim, doutor, mas por isso mereciam ser fechadas? Quando Veneziano assumiu a Prefeitura de Campina Grande em 2005, por exemplo, também encontrou uma rede de unidades de educação comprometida. E o que ele fez?

Poderia ter criado terror junto aos pais de alunos, fechando as escolas e dizendo que a culpa era do governo anterior. Poderia ou não? Claro que sim, era fácil e rendia um bom discurso. Mas o que Veneziano fez: foi atrás de verba e decretou a reforma das unidades. O resultado é que, das 130 escolas da Rede Municipal de ensino de Campina Grande, em sete anos ele reformou 124.

O Governo do Estado diz que os alunos que estudavam nas escolas fechadas não serão penalizados: é só procurar a escola mais próxima e se matricular. Dois problemas: o primeiro é que esta ‘escola mais próxima’, muitas vezes, não fica tão perto assim e o aluno terá que pegar ônibus para chegar. Resultado: mais custo para a família.

Mas o pior é que, esta semana, foram vistas várias reclamações de pais de alunos, Paraíba afora, dizendo que estão procurando as escolas ‘mais próximas’ e não estão encontrando vagas disponíveis. Uma secretária de uma unidade de Campina Grande falou para um desesperado pai o seguinte: “olha, se tivesse a vaga, claro que eu matricularia seus dois filhos. Mas, infelizmente, não tem, não posso fazer nada”. E o pai, o que vai fazer, então, hein?

O pior é que não adianta reclamar, tem que aceitar. Até porque o próprio governador já afirmou que a decisão não tem volta. É prego batido e ponta virada. No caso de Campina Grande e região, não adianta procurar Cássio, Rômulo, Romero, Ludgério… estão todos calados. Alguém aí vê ou ouve uma declaração de um destes sobre este assunto ou sobre outras atrocidades do Governador em algum órgão de imprensa?

Agora, uma pergunta: o que o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) achou a informação (acusação) do Governo do Estado de dizer que o fechamento das escolas estava previsto num tal Plano da Educação, elaborado na época do ex-governador Cássio? Será que, acusando assim, o homem vai falar sobre o assunto?

Uma vez o Senador Vital do Rêgo, em entrevista, disse a um cidadão que reclamou da gestão do Governador: “tem nada não, só faltam três anos, a gente espera até em pé”. Na época, concordei com ele. Hoje fico pensando: ‘será que alguém vai se segurar até lá?’

Algumas curtas…

A população de Cajazeiras está ‘P’ da vida com o Governador Ricardo Coutinho. É que ele determinou a transferência de recursos da ordem de R$ 1 milhão de Emenda Parlamentar do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que seriam direcionados ao Aeroporto da cidade, para ser investidos em outra ação governamental. Não chamem o Mago para a cidade nestes dias….

Por falar em Cajazeiras, onde estive recentemente, fiquei impressionado com a gestão do Prefeito Carlos Rafael. Ele se mostrou jovem, cheio de vigor, organizado, determinado para enfrentar a reeleição e uma pessoa de grande espírito de reconhecimento. Está no caminho certo.

Outro fato que me chamou a atenção em Cajazeiras – além do grande claro, é claro – foi a vitalidade do ex-prefeito Zerinho. Depois de um tempo tentando se sair de problemas de saúde, Zerinho, hoje, esbanja vigor e dá inveja a muitos de meia idade.

O Prefeito de Alagoa Nova, Kleber Moraes, está bem próximo de anunciar que a cidade conseguiu 100% de saneamento básico. Não deixa de ser um bom exemplo para gestores de outras cidades.

Neste caso do Aterro Sanitário de Pocinhos, que já está recebendo os resíduos de Campina Grande, por que quando da sua implantação, há cerca de um ano, ninguém reclamou: nem moradores, nem entidades ambientais, nem políticos, etc? Só agora, depois que Campina Grande fechou contrato com a empresa é que o local passou a ter problemas. Estranho, não?

Será que esta celeuma toda – que já acabou, é bem verdade – tem algo a ver com o sobrenome de um dos sócios (Cunha Lima) de um outro Aterro Sanitário que está sendo construído nos arredores de Campina Grande?

Impressiona o grau de ligação do Senador Vital do Rêgo com a Deputada Estadual Francisca Mota. “Ela tem uma força e uma autoridade de mãe sobre mim que é impressionante”, disse o Senador, em recente visita à Morada do Sol.

O Diretor Financeiro do Banco do Nordeste, Fernando Passos, estará em Campina Grande no próximo dia 26 de janeiro, para encontro que tratará do endividamento agrícola.

A Festa da Luz, de Guarabira, ocorrerá de 25 de janeiro a 02 de fevereiro. Deve chamar a atenção de muitos políticos…

Antônio Gransci. Guardem este nome…
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com a presença de 35 deputados, Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Nunca saí da base do governo”, afirma Eduardo Brito sobre sua permanência na situação na ALPB

O deputado estadual Eduardo Brito (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), que permanece firme na base…

26 de novembro de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 55 milhões

As seis dezenas do concurso 2.800 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

26 de novembro de 2024

Treze anuncia contratação de atacante Rafael Ibiapino para 2025

O Treze segue se reforçando para a temporada 2025 e anunciou, nesta segunda-feira (25), a…

26 de novembro de 2024

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…

26 de novembro de 2024

TCE/PB intima vereadores do Conde para explicações sobre salários acima do limite legal

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou os vereadores da cidade do…

26 de novembro de 2024