O Governador Ricardo Coutinho (PSB) já tomou a decisão: vai participar ativamente da campanha do seu aliado, Romero Rodrigues (PSDB) à Prefeitura de Campina Grande. E Ricardo já inicia a sua vinda à cidade por ocasião do aniversário de Campina, quando agendou, após quase quatro meses sem pisar em solo campinense, uma entrevista coletiva.
Em conversa com alguns colegas de imprensa, já vi que a pergunta que todos querem fazer é o que ele fará em prol de Romero na campanha. É bom lembrar que Ricardo Coutinho ficou ausente da campanha de Romero no Primeiro Turno com a desculpa – que não me convenceu – de que estava concentrado na campanha da capital e em outras cidades que ele considerou “mais imórtantes”.
Como sua candidata, Estelizabel, não avançou para o segundo turno em João Pessoa, e como em outras cidades não haverá mais campanha, ele agora quer centrar sua participação em Campina. Então, resta apenas o apoio a Romero como forma de estar presente politicamente em Campina, com vistas a 2014.
Sim, porque Ricardo Coutinho aposta suas fichas numa eventual eleição de Romero para ter seu palanque garantido na cidade em 2014, quando certamente disputará a reeleição. Ricardo se apóia na declaração do seu aliado-mor, Cássio Cunha Lima, que em todas as entrevistas que concedeu na reta final da campanha deste ano em Campina fez questão de dizer que a aliança PSDB – PSB está mantida.
O próprio vice-governador Rômulo Gouveia, em recente entrevista, disse que Ricardo participará ativamente da campanha de Romero. Então, é esperar para ver como será a reação do campinense.
Digo isso porque todo mundo sabe que o governador está queimado na cidade. Queimado porque, desde que se elegeu, mesmo tendo Campina Grande como cidade decisiva em sua eleição, decidiu dar as costas para a Rainha da Borborema, pelo simples fato de Campina ter como Prefeito um adversário político: Veneziano Vital do Rêgo – que pode ser seu adversário em 2014.
Deu as costas porque, em dois anos de sua gestão, não deu um só centavo para o São João e Campina Grande, considerado o maior evento turístico da Paraíba. Deu as costas porque comprometeu a Universidade Estadual da Paraíba, ao decretar a quebra da autonomia financeira da instituição, conquistada, por ironia do destino, no governo de seu aliado, Cássio Cunha Lima.
Deu as costas porque vem a Campina Grande como quem vem à força. Vale ressaltar que há cerca de quatro meses Ricardo Coutinho não põe os pés na segunda cidade mais importante do Estado, mesmo tendo, durante a campanha, dito que, eleito, governaria para todos, que acabaria a perseguição, etc.
Deu as costas porque demitiu, de uma só tacada, mais de cinco mil servidores estaduais lotados em Campina, mesmo tendo, durante a campanha, prometido não perseguir ninguém. Deu as costas porque, no aniversário e João Pessoa, anunciou investimentos da ordem de R$ 1 milhão e para Campina, nem um centavo.
Deu as costas porque, no aniversário de Campina Grande no ano passado, chegou a anunciar – apenas anunciar – que o Governo do Estado iria investir pesado na cidade. E o peso veio de outra forma. Basta citar, por exemplo, a Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (sim, a escola leva o sobrenome do aliado-mor de RC), que desabou, Ricardo prometeu recuperar e, um ano depois, continua aos escombros.
Mesmo diante de tudo isso, Romero, seu aliado na cidade, permaneceu calado. E isto contou pontos para Romero. Como podem falar o que quiser de Ricardo, mas não podem dizer que ele não reconhece a atenção que os aliados tem com ele, Ricardo saberá agradecer este silêncio de Romero.
Eu poderia elencar muito mais desatenções de Ricardo para com Campina Grande, mas ficaria enfadonho. A verdade é que Romero, neste momento, está num mato sem cachorro. Se disser a Ricardo Coutinho que não o quer em seu palanque, pelo desgaste eleitoral que terá de arcar, ficará em maus lençóis com o aliado político. Se aceitá-lo, ficará em maus lençóis com Campina.
Eita sinuca de bico, hein, Romero…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 21 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…
Em diálogo com a gestão municipal, MPF entendeu e aceitou protelar a remoção, que estava…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…