A Paraíba o tempo todo  |

Roberto defende descredenciamento de institutos de pesquisas que reincidirem erros

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) defendeu nesta quarta-feira 6 o descredenciamento dos institutos que apresentam erros sucessivos em pesquisas eleitorais. Para o parlamentar, o Congresso Nacional deve elaborar proposta que viabilize controle por parte dos tribunais eleitorais, prevendo punição e até suspensão da publicação de dados.

“É evidente que algo está acontecendo, danificando a população, os candidatos e os órgãos de imprensa”, listou Cavalcanti, emendando que os institutos, em contrapartida, saem ilesos “com suas pesquisas mal elaboradas e muitos milhões nos bolsos”.

“Minha proposta é que os institutos que errassem acima da faixa matematicamente possível sejam suspensos e suas idoneidades fiquem subjudice”, acrescentou.

A defesa foi feita durante reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, que discutia alterações na legislação eleitoral, e mais tarde reforçada em plenário.

“É preciso implantar este sistema de descredenciamento como instrumento de punição para que não continuemos sendo vítimas destes constantes equívocos”, argumentou o parlamentar.

Cavalcanti disse que, como instrumento científico, a pesquisa tem capacidade de traduzir números da opinião popular, mas não está isenta de erros.
O parlamentar acrescentou, porém, que a repetição dos equívocos precisa ser estancada.

“Assistimos ano a ano grandes institutos de pesquisa reeditando os mesmos erros sem que sofram qualquer tipo de punição”, declarou.
“Isso precisa mudar”, insistiu Cavalcanti, sendo endossado pela maioria dos parlamentares presentes na CCT e no plenário.

Os senadores relataram que erros de pesquisas foram registrados em várias regiões do País.

 

 Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe