O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) defendeu nesta quarta-feira 6 o descredenciamento dos institutos que apresentam erros sucessivos em pesquisas eleitorais. Para o parlamentar, o Congresso Nacional deve elaborar proposta que viabilize controle por parte dos tribunais eleitorais, prevendo punição e até suspensão da publicação de dados.
“É evidente que algo está acontecendo, danificando a população, os candidatos e os órgãos de imprensa”, listou Cavalcanti, emendando que os institutos, em contrapartida, saem ilesos “com suas pesquisas mal elaboradas e muitos milhões nos bolsos”.
“Minha proposta é que os institutos que errassem acima da faixa matematicamente possível sejam suspensos e suas idoneidades fiquem subjudice”, acrescentou.
A defesa foi feita durante reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, que discutia alterações na legislação eleitoral, e mais tarde reforçada em plenário.
“É preciso implantar este sistema de descredenciamento como instrumento de punição para que não continuemos sendo vítimas destes constantes equívocos”, argumentou o parlamentar.
Cavalcanti disse que, como instrumento científico, a pesquisa tem capacidade de traduzir números da opinião popular, mas não está isenta de erros.
O parlamentar acrescentou, porém, que a repetição dos equívocos precisa ser estancada.
“Assistimos ano a ano grandes institutos de pesquisa reeditando os mesmos erros sem que sofram qualquer tipo de punição”, declarou.
“Isso precisa mudar”, insistiu Cavalcanti, sendo endossado pela maioria dos parlamentares presentes na CCT e no plenário.
Os senadores relataram que erros de pesquisas foram registrados em várias regiões do País.
Assessoria
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…