A nova bancada paraibana no Congresso Nacional deve firmar pacto acima dos partidos para garantir a instalação de projetos estruturantes na Paraíba. A defesa foi feita hoje no plenário do Senado Federal pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB), que listou como prioridade o porto de águas profundas de Lucena, operando em conexão com um ramal da ferrovia Transnordestina.
“É necessário um pacto que transcenda os interesses mais particulares e mesquinhos das oligarquias”, reforçou Cavalcanti, que também inclui entre as ações prioritárias a ampliação da malha aeroviária e execução de projetos de uso sustentável das águas transportadas do São Francisco.
“É hora da união das diferenças paraibanas numa só direção: a urgente recuperação das vocações do nosso povo”, reiterou o parlamentar, manifestando esperança de que as próximas eleições promovam uma renovação positiva da classe política.
“Na pequena e querida Paraíba, não podemos adiar por mais tempo a implementação de projetos e programas mais ousados, que determinem de vez nossa vocação para o progresso”, acrescentou o senador.
“Devemos, por exemplo, continuar a envidar esforços para a demarragem do Porto de Águas Profundas”, pediu o parlamentar, informando que estudos já contratados pelo Estado revelarão as condições técnicas, econômicas, ambientais e legais do projeto, mediante as quais estimará ganhos de escala no âmbito econômico e social.
“Na opinião dos especialistas, tal iniciativa trará impacto gigantesco sobre o transporte de minério de ferro nesta região, a ponto de a Companhia Siderúrgica Nacional já ter concordado em investir, só neste ano, R$ 1,3 bilhão de reais na Ferrovia Transnordestina.”, informou Cavalcanti, emendando que faz sentido apostar igualmente na defesa paralela dos estudos de viabilidade de um ramal da Transnordestina até o Porto.
“São empreendimentos fundamentais para a economia paraibana”, finalizou.
Assessoria
A Paraíba registrou um crescimento real de 5,6% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2022,…
Está tudo pronto para a primeira edição da Corrida do Servidor Público do Estado da…
Em entrevista concedida à Rádio Arapuan FM, o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) comentou…
Embora sua população tenha decrescido entre 2010 e 2022, passando de 75.988 para 70.903 habitantes,…
Na noite desta quarta-feira (13), dois homens armados assaltaram seguranças do campus São Bento da…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma nota no X, ex-Twitter, sobre a explosão de…