Categorias: Política

Rodrigo Soares confirma possibilidade de PT e PMDB juntos

PUBLICIDADE

Petistas lançam movimento em CG e Rodrigo Soares não afasta possibilidade de PT e PMDB marcharem juntos em 2014 

 

Reunidos em Campina Grande no último final de semana, as lideranças do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, lançaram o Coletivo Protagonismo Petista, braço municipal do agrupamento estadual de mesmo nome e que faz parte da tendência nacional Construindo Um Novo Brasil.

 

Segundo um dos coordenadores do movimento em Campina Grande, o Jornalista e advogado Gustavo Pontinelle a ideia do lançamento do Protagonismo Petista na cidade é criar um fórum permanente de debates acerca da participação dos cidadãos na vida partidária, assim como fortalecer a divulgação das ações desenvolvidas pela Presidenta Dilma, os avanços e desafios existentes.

 

Gustavo informou que a formação do Coletivo vem fortalecer o papel dos militantes na vida partidária e aproximar ainda mais os mesmos dos debates que vão decidir os rumos do Partido no pleito de 2014, tendo como valores precípuos o Protagonismo, a horizontalidade e a construção de políticas públicas eficientes e que melhorem a vida dos cidadãos.

 

Segundo o Professor Hermano Nepomuceno que também faz parte da Coordenação do Protagonismo no município, o agrupamento surge para fortalecer o PT em Campina Grande, preparando o Partido para os embates vindouros, buscando o fortalecimento das relações com os Partidos da base aliada e combatendo o risco do retrocesso nas políticas públicas conquistadas no Brasil a partir dos Governos do ex-Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

 

Charlinton Machado, Presidenciável Petista e um dos Coordenadores do agrupamento na Paraíba, por sua vez, afirmou que o Protagonismo Petista de Campina Grande surge como agrupamento que tem a finalidade de promover o dialogo e intensificar a condição democrática. O lançamento do Protagonismo Petista em Campina Grande, aconteceu na sede da ACI – Associação Campinense de Imprensa.

 

Rodrigo Soares – Durante o encontro, realizado com a Executiva estadual e a direção municipal do PT em Campina Grande, o presidente do partido na Paraíba, Rodrigo Soares, reafirmou que a legenda terá candidato próprio ao Governo do Estado no próximo ano. "O nosso objetivo é preparar o partido para as eleições de 2014" garantiu. 

 

O petista disse que vários companheiros de partido defendem a tese da candidatura própria. “Por onde temos andado pela Paraíba, percebemos que o sentimento da militância é de que haja a candidatura a governador. A maioria dos militantes é que vai definir isso. Eu e vários companheiros somos defensores da tese de o partido colocar mais uma opção para a sociedade”. disse.

 

Para Rodrigo Soares, o PT precisa estar organizado no Estado inteiro e ter um projeto estadual, a partir da sintonia com o projeto nacional, que é a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo ano”.

 

 

Sobre a possibilidade de o partido se aliar ao PMDB em 2014, o presidente afirmou que o partido tem boa relação com PMDB sim, e nada impedem de estarem juntos “O PMDB e o PT já marcham juntos no Brasil. Na nossa base aliada existem 10 partidos. Essas siglas nos Estados podem estar juntas também. Não seria surpresa. Na Paraíba, a tendência é que o PT tenha candidatura própria. Mas temos uma boa relação com o PMDB”.

 

 

Ele destacou que a eleição pode não ser decidida no primeiro turno. “Caso o PT e o PMDB não estejam juntos no primeiro, poderão estar juntos no segundo turno. É importante que tenhamos várias opções de candidatos. É bom para a Paraíba e para a democracia. Vamos respeitar a candidatura do PMDB, mas o PT também vai ter a sua”.

 

 

O petista disse que a legenda também tem um bom relacionamento com o PTB. “Conversei com Wilson Santiago, no dia que ele assumiu a presidência do partido na Paraíba. O bloco PT-PSC-PP não é algo terminativo. Está em construção. Os três partidos chegaram a um entendimento, mas quer conversar com outras siglas na base da presidente”.

 

 

Como se não bastasse a aliança formada em nível nacional, PT e PMDB estiveram juntos na Paraíba nas últimas eleições estaduais. O atual prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo foi vice-governador de José Maranhão. Em 2010, os dois partidos também estiveram no mesmo palanque, com Rodrigo Soares sendo o vice na chapa encabeçada pelo ex-governador José Maranhão.

 

 

Estiveram presentes no evento lideranças estaduais a exemplo do ex Presidente do PT na Paraíba e atual Secretario de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, do pré-candidato a Presidência Estadual pelo PT, Charlinton Machado, do atual Secretário de Transparência Pública da Capital, Eder Dantas, além de outros dirigentes estaduais da Legenda a exemplo de do membro da executiva estadual petista, Francisco Manuel Neno, de Bayeux e de Danúbia Kelly, que faz parte da Coordenação do Protagonismo Petista na Paraíba.

 

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério Limeira confirma intenção de disputar vaga na ALPB em 2026, mas adianta: “Projeto deve ser do time”

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…

30 de outubro de 2024

Mudança á vista? comando do PL na Paraíba entra em xeque

Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…

30 de outubro de 2024

“Merece esse reconhecimento”, diz prefeito Cícero ao voltar a endossar candidatura de João ao Senado em 2026

O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…

30 de outubro de 2024

Reeleito, Cícero garante que não irá interferir na eleição para presidente da CMJP

O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…

30 de outubro de 2024

“João vai sentar com cada deputado para discutir interesses”, afirma Tibério sobre insatisfações na base

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…

30 de outubro de 2024

Após vitória, Bruno agradece apoio de Bolinha no segundo turno, em Campina

O candidato Artur Bolinha (NOVO) anunciou, que neste segundo turno das eleições municipais, em Campina…

30 de outubro de 2024