Categorias: Política

Rômulo discute veto ao royalties

PUBLICIDADE

O vice-governador Rômulo Gouveia participou nesta terça-feira  (4), em Brasília, da reunião com governadores e representantes de governos de 20 estados que discutiu o veto da presidenta Dilma Rousseff ao artigo 3º do projeto da Lei dos Royalties do petróleo do pré-sal. O artigo reduzia a fatia de recursos destinada aos estados produtores na distribuição dos royalties de contratos em vigor. Por isso, o veto era reivindicado por esses estados, entre os quais Rio de Janeiro e Espírito Santo. A reunião decidiu iniciar um movimento para que se reestabeleça o texto aprovado pelo Congresso, que dava direito aos estados não produtores de receberem parte desses recursos. O vice representou o governador Ricardo Coutinho, que cumpriu agenda na Paraíba ao longo do dia.
 
 

De acordo com Rômulo Gouveia, uma série de ações será realizada pelos gestores na defesa da divisão dos royalties. O vice-governador disse ainda que ficou a cargo do governador Tião Viana (AC) transmitir à presidenta Dilma que a movimentação não é contra o governo, mas sim em defesa da Federação. “Estamos tentando fazer entender ao governo federal que todos os brasileiros têm direito aos frutos das riquezas da nação”, destacou Rômulo.
 
 

Os governadores decidiram também pressionar o Congresso, por meio das lideranças partidárias e das bancadas estaduais, para que rejeite o veto quando ele for submetido ao plenário. Para isso, decidiram iniciar ainda nesta terça-feira (4) os contatos necessários com deputados e senadores em Brasília.
 
 

Além do vice-governador paraibano Rômulo Gouveia, participaram da reunião no Escritório de Representação do Governo do Ceará os governadores Cid Gomes (Ceará), Tião Viana (Acre), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Marconi Perillo (Goiás), Silval Barbosa (Mato Grosso), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Wilson Nunes Martins (Piauí), Confúcio Moura (Rondônia) e José de Anchieta Júnior (Roraima). Os governadores do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina enviaram representantes.

 

 

SECOM-PB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Rodovia estadual que liga cinco municípios paraibanos está bloqueada

Uma manifestação de moradores, interditou, na manhã de hoje (31), as rodovias PB-073 e PB-085,…

31 de outubro de 2024

Hugo Motta ganha apoios de PT, PL e MDB para presidência da Câmara

Indicado de Arthur Lira, o deputado Hugo Motta segue costurando alianças para cacifar sua eleição…

31 de outubro de 2024

Roubo em estação da Cagepa deixa diversos bairros de João Pessoa e Cabedelo sem água

A Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) por meio da sua assessoria de…

31 de outubro de 2024

DRACO prende envolvidos em homicídio que vitimou uma criança em Patos

A Polícia Civil, por meio de investigação da DHE de Patos, elucidou e prendeu na…

31 de outubro de 2024

Deputados rejeitam taxação sobre fortunas; veja como votaram os parlamentares federais paraibanos

Os deputados rejeitaram uma emenda que propunha a criação de um imposto sobre grandes fortunas.…

31 de outubro de 2024

Homem é alvo de tiros ao retornar do trabalho para casa bairro de Camalaú, em Cabedelo

A polícia investiga a tentativa de homicídio de um homem de 43 anos que ficou…

31 de outubro de 2024