A Paraíba o tempo todo  |

Rômulo homenageia e parabeniza CG pelos seus 150 anos

 Principal cidade do interior da Paraíba e uma das principais do interior do Nordeste, Campina Grande comemora neste sábado (11) 150 anos. O vice-governar Rômulo Gouveia parabenizou a cidade nesta manhã, destacando a importância e a grandeza da Rainha da Borborema para a Paraíba.

 

Natural da cidade, Rômulo destacou que Campina Grande tem em seu povo empreendedor o seu maior patrimônio. Ele lembrou que a cidade é um pólo nacional da indústria de calçados e que o parque tecnológico da Rainha da Borborema é referencia em todo o Brasil.

 

Eleito deputado federal pela Paraíba, Gouveia aproveitou para agradecer aos campinenses que lhe deram quase 25 mil votos. Foi em Campina Grande que Rômulo iniciou a vida pública como vereador da cidade.

 

Campina Grande: Considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da Região Nordeste, foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

 

A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.

 

De acordo com estimativas de 2013, sua população é de 400.002 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, depois da Capital.

 

A cidade tem o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país.

 

Sua região metropolitana, formada por 15 municípios, possui uma população estimada em 580 492 habitantes, sendo a segunda maior zona metropolitana do interior nordestino, quarta maior zona metropolitana do interior brasileiro.

Campina Grande é um grande centro universitário, conta com 16 universidades, sendo duas publicas. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe