Categorias: Política

Rossana Honorato vai disputar o Senado

PUBLICIDADE

Ela foi integrante do núcleo original que deu início à formação do chamado “Coletivo Girassol”, reunido em torno de um projeto político de ideologia socialista, liderado desde então pelo atual governador Ricardo Coutinho (ex-PT, hoje filiado ao PSB).

Recentemente ocupou o cargo de superintendente da Sudema, órgão encarregado de monitorar e fiscalizar as políticas meio-ambientalistas desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Rossana Honorato (na foto acima), na época em que ainda não havia a febre das redes sociais como Twitter e Facebook, entre outras, lançou moda na Internet, criando um grupo de discussão intitulado “Cidade & Cultura”, que mobilizava figuras proeminentes da Paraíba em torno de temáticas como revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, preservação da falésia do Cabo Branco, etc.

Nesta 5ª feira, ela fez o pré-lançamento de sua candidatura ao Senado da República, nas próximas eleições estaduais marcada para 2014. Confira abaixo as postagens dela feitas pela manhã e veja – logo em seguida – seu próprio perfil biográfico postado no Twitter e replicada no Facebook:

@rossanahonorato

– Rossana sairá candidata ao Senado da República em 2014 e está vendendo o passe. (Leia-se: procurando partido, com grifo nosso, do redator)

– A gente combina assim, gente: Rossana será candidata ao Senado da República somente pra cumprir a cota de mulheres… 2014 vem aí…

– Na próxima, me aguarde, vou ser candidata à senadora. Você vai ver o que é trabalhar pra levantar o nome da Paraíba.

PERFIL DA PRÉ-CANDIDATA

Paraibana, Arquiteta Urbanista, mestre em Sociologia Urbana e professora da Universidade Federal da Paraíba.

Generalista, tenho 23 anos de atuação no mercado de trabalho, parte significativa desse período na gestão pública do município de João Pessoa e do estado da Paraíba.

Desenvolvi diversos projetos de arquitetura de edifícios e de interiores, parte desses últimos gerenciando a execução.

Atualmente, desenvolvo o projeto de um complexo cultural para uma instituição de ensino superior com 8 mil m²; que espero logo, logo, apresentar a você. Aos poucos, publicarei outras experiências projetuais e executivas na área de AU (Arquitetura & Urbanismo).

Lancei em 1999 dois livros sobre o desenvolvimento do município de João Pessoa, resultantes de minha dissertação de mestrado, "Se essa cidade fosse minha…" e "A cidade entrevista", com a credencial da Editora Universitária da UFPB e após seleção de financiamento público pela Lei Viva Cultura da PMJP. Esgotados em 2000, meus livros são motivos de apelo e cobrança de reedição até hoje, felizmente. Dívida a cumprir.

Deve ter sido por conta deles que fui convidada a integrar o time de profissionais a colaborar com a arquiteta e professora Amélia Panet a implantar o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Lá implantei várias disciplinas e ministrei aulas por cinco anos. Por uma sorte do destino, terminei me sagrando como a professora que deu a aula inaugural a turma pioneira do Curso no 1º semestre de 2000 na disciplina Introdução à Arquitetura e ao Urbanismo. Guardo isso com um orgulho bom!

A gestão pública entrou em minha vida e eu entrei na gestão pública através da militância profissional em defesa da qualidade da prestação dos serviços de Arquitetura e Urbanismo, da qualidade de vida na cidade e de proteção do meio ambiente. Nela, tornei-me presidente da Seção Estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB – por uma gestão, coordenadora da Câmara de Arquitetura do CREA-PB, por uma gestão, além de ter integrado diversos conselhos de gestão nos três níveis de governo no país.

Em respeito à minha profissão, passei a militar pela reforma urbana e pela proteção dos patrimônios ambiental e cultural. Integrei um grupo político que ingressou no poder pela força da atitude, sem herança oligopólica, que se tornou Executivo na Capital e no Estado da Paraíba.

Fui responsável por coordenar a criação do Sistema de Ouvidoria Municipal da PMJP, com as respectivas Ouvidorias da Saúde e da Educação; a institucionalização da Coordenadoria de Proteção do Patrimônio Cultural de João Pessoa – COPAC, que deu a João Pessoa o prêmio Rodrigo de Melo Franco na categoria "Institucional" em 2009; e, em 2011, me empenhei no estabelecimento de uma política pública pelo desenvolvimento socioeconômico da Paraíba com equilíbrio ambiental, até o mês de junho.

De volta à UFPB em final de junho de 2011, neste semestre que ora se finda, respondi por quatro disciplinas: Noções de Arquitetura e Urbanismo, Oficina de Desenho 2; Desenho Básico no Curso de Engenharia Química, e Ocupação e Uso do Solo no Curso de Engenharia Ambiental.

No próximo semestre, mergulharei nas disciplinas da grade de conhecimento a que me concursei na UFPB: Desenho Urbano. Darei as disciplinas de Desenho Urbano I e Desenho Urbano V; além continuar ministrando Ocupação e Uso do Solo para o Curso de Engenharia Ambiental e reingressar em meu curso de doutoramento em Desenvolvimento Urbano.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corpo de paraibana atropelada no Rio de Janeiro chega à Paraíba neste sábado

Priscilla foi atingida por um ônibus no momento em que atravessava uma avenida em uma…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024

Vacinação contra Covid-19 e Influenza acontecem até às 16h deste sábado em João Pessoa; saiba onde

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) terá vacinação em três postos móveis,…

21 de dezembro de 2024

João Azevêdo lança empreendimento no Polo Turístico Cabo Branco com investimento de R$ 480 milhões

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

20 de dezembro de 2024

Senador Efraim Filho volta a colocar nome à disposição para 2026 e avisa: “Sou jovem, trabalhador e ficha limpa”

O senador Efraim Filho (União Brasil) voltou a colocar seu nome à disposição para disputar…

20 de dezembro de 2024

Hugo Motta se compromete a destravar proposta que limita decisões monocráticas do STF em jantar com bancada de Minas

Em um jantar com a bancada de Minas Gerais, realizado esta semana, o líder do…

20 de dezembro de 2024