Ruy afirma que Congresso vai se mobilizar para atender STF e assegurar piso da enfermagem

PUBLICIDADE

O deputado federal Ruy Carneiro afirmou neste sábado (31), que mesmo em período de recesso, o Congresso Nacional já está empenhado atender a nova exigência do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, para assegurar o pagamento do piso nacional da enfermagem.

A informação é uma resposta ao ação de Barroso, que na sexta-feira (30), solicitou ao Senado e à Câmara estudos sólidos sobre a Emenda 127/2022, que garante as novas fontes de financiamento para o pagamento da categoria nos estados, municípios, união, Distrito Federal e hospitais filantrópicos.

Ruy revelou que recebeu com surpresa essa nova manifestação do ministro, mas que o parlamento já vinha construindo os caminhos para a solução definitiva dessa questão.

“Recebemos com estranheza esse questionamento do STF, até porque nós temos encaminhado pra eles todos os avanços legais em relação a temática. Sigo em contato permanente com os demais deputados que estão empenhados na luta e já encaminhamos um ofício para os ministros da Saúde, Nísia Trindade, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O objetivo é discutir a melhor forma para destinar os recursos para os entes citados na PEC. Entendo que o caminho mais rápido para resolver a questão é através de uma Medida Provisória. Tenho plena certeza que vamos suprimir todas as dúvidas e questionamentos do ministro Barroso para garantir essa conquista da categoria de forma definitiva.”, assegurou.

O Conselho Federal de Enfermagem também emitiu nota destacando o papel do parlamento na construção dessa conquista histórica para a categoria.

“É importante ressaltar o massivo apoio que os parlamentares das duas casas legislativas têm ofertado à Enfermagem brasileira, cumprindo acordos e garantindo a aprovação dos projetos de interesse da categoria de forma quase unânime. Fruto de ampla pactuação de consensos, o Piso Salarial é uma conquista histórica da Enfermagem. “, descreve o documento.

Os parlamentares que estão a frente das discussões também encaminharam ofício para o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e para o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde destacando a necessidade de atuar rapidamente para a operacionalização dos repasses.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Juiz nega quinto pedido de prisão contra pediatra acusado de abuso sexual, mas impõe medidas cautelares

O juiz José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, negou o…

23 de outubro de 2024

Eleições: João Pessoa manterá ônibus gratuito e todas as linhas em circulação no próximo domingo

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições 2024, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana…

23 de outubro de 2024

Em Campina Grande, mulher é presa após ser flagrada furtando roupas em loja

Na manhã desta quarta-feira (23), a polícia recebeu a denúncia de quem uma mulher estaria…

23 de outubro de 2024

Cachorro atropelado em João Pessoa recebe alta após cirurgia; condutor ainda não foi identificado

Um cachorro atropelado na última terça-feira (15) no bairro Mangabeira VIII, na Zona Sul de…

23 de outubro de 2024

Acidente com motocicleta mata comerciante no Brejo da Paraíba

Um grave acidente com uma motocicleta vitimou de forma fatal um jovem comerciante morador do…

23 de outubro de 2024

Com estoques zerados, Paraíba e mais três estados recebem 1,2 milhão de doses de vacina contra a Covid-19

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (23), a distribuição de novas doses de vacinas…

23 de outubro de 2024