Categorias: Política

Ruy aponta economia criativa e capacitação de jovens como soluções para economia

PUBLICIDADE

A crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19 aumentou os desafios que João Pessoa precisará enfrentar nos próximos anos. O deputado Ruy Carneiro realizou uma live nesta quarta-feira (15), em que discutiu os problemas sociais da capital paraibana e os caminhos possíveis para retomada do desenvolvimento na cidade. A transmissão contou com a participação do consultor e economista Sérgio Buarque, e apontou a economia criativa e a capacitação de jovens como soluções para reestruturar economia no pós-pandemia.

A conversa de Ruy com o professor Sérgio Buarque iniciou com um panorama sobre os indicadores sociais de João Pessoa. “Uma coisa que me preocupa é saber que ainda antes da pandemia, 37% das famílias de João Pessoa viviam com menos de meio salário mínimo por pessoa, segundo os dados oficiais. Isso é estarrecedor. Como esta realidade está agora? A gente conversa com as pessoas, vê a realidade nas ruas, mas ainda não temos dimensão do quanto nossa economia está sendo afetada por essa pandemia”, pontuou o deputado.

Outro dado apontado por Sérgio Buarque é de que 38 mil jovens pessoenses, com idade entre 18 e 29 anos, não estudam nem trabalham. De acordo com o consultor, é preciso agir rápido, oferecer capacitação ou emprego. “Se algo não for feito, sentiremos o peso disso no futuro. Com o atraso escolar, com a mão de obra de baixa qualidade”, alertou o economista.

O caminho apontado por Ruy Carneiro como solução para reestruturação da economia de João Pessoa, e para colocar a cidade no lugar que merece, é dinamizar a economia e capacitar mão de obra. “Precisamos buscar apoio com o sistema S (Sesi, Senai, Senac e Sebrae) para treinar os jovens para o mercado de trabalho. Por outro lado, estimular empresas a virem para nossa cidade, atrair investimentos para esta cidade que tem potencial enorme. O turismo pode ser melhor explorado, a tecnologia pode ser melhor explorada, diversos setores que queremos estimular de forma estratégica”, destacou o deputado.

Durante o encontro virtual, Ruy adiantou alguns pontos da estratégia que está formatando para mudar a economia de João Pessoa e dar à capital paraibana a posição de destaque que merece. “Queremos implementar um programa ‘Invest João Pessoa’, capaz de estimular e atrair empresas da economia criativa, as startups, empresas de base tecnológica, entre outras. Precisamos de uma ambiente propício, crédito, facilidades e, principalmente, planejamento. É isto que quero apresentar à população de João Pessoa. Mostrar que dá pra fazer. Melhor e em menos tempo”, arrematou Ruy.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa é eleita como o destino mais procurado do mundo para 2025

João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…

22 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Pollyanna Dutra se coloca à disposição para 2026 e avisa: “Pronta para qualquer projeto político do PSB”

Em entrevista à Rádio Band News FM nesta sexta-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Humano…

22 de novembro de 2024

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados por tentativa de golpe deve ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por…

22 de novembro de 2024

Cícero revela planos para construir Vila Olímpica para paratletas ao lado do Almeidão

Durante encontro com os nove atletas da Rede Municipal que vão representar João Pessoa e…

22 de novembro de 2024