Resíduos do Petróleo: Ruy cobra providências quanto ao armazenamento do PETCOKE
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) manifestou preocupação com os efeitos nocivos causados a população de Cabedelo, em virtude do recebimento no Porto, dos resíduos derivados da refinação de petróleo (PETCOKE). Ruy Carneiro cobrou o cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC), firmando em 2004, entre o Ministério Público Federal, SUDEMA e a Companhia Docas da Paraíba, cuja multa é de R$1 milhão de reais.
De acordo com o parecer do Ministério Publico Federal, o PETCOKE é importando dos Estados Unidos e Venezuela, e ao chegar ao Porto de Cabedelo é estocado a céu aberto, formando pilhas de aproximadamente 5 metros de altura.
O PETCOKE é um material sólido, em pequenos grãos, de modo que sua dispersão é intensa e está causando poluição do meio ambiente e, principalmente, graves problemas de saúde a população que reside próximo ao depósito.
-A movimentação da carga de coque de petróleo e carvão vem causando graves prejuízos a saúde da população, uma vez que atinge as residências próximas. E o mais grave é a falta de fiscalização, reclamou o deputado tucano.
Um dos questionamentos do deputado Ruy Carneiro é o descumprimento do TCAC que prevê uma série de providencias, que foram ignoradas pelos responsáveis ao longo dos últimos anos. “O termo prevê uma série de exigências que estão sendo ignoradas. É preciso a construção de galpão com proteção adequada; sistema de silos para o armazenamento; estudo das características geológicas do solo, do lençol freático; construção de piso impermeável, entre outros”, explicou Ruy.
No entanto, o que mais preocupa o parlamentar é a saúde dos moradores. “Os danos causados são preocupantes e o poder público não pode continuar inerte ao absurdo ambiental que está sendo provocado pelo péssimo gerenciamento desse material”, observou.
O parlamentar compreende o alcance econômico e social do recebimento do PETCOKE em Cabedelo. Atualmente indústrias produtoras de cimento da Paraíba, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado, depositam seus resíduos na área. “No entanto são necessárias providências relacionadas a gestão e o armazenamento desse material. Tenho convicção que é possível aliar desenvolvimento econômico ao bem estar da população de Cabedelo”, finalizou.
Assessoria