Categorias: Política

Ruy cobra providências quanto ao armazenamento do PETCOKE

PUBLICIDADE

Resíduos do Petróleo: Ruy cobra providências quanto ao armazenamento do PETCOKE

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) manifestou preocupação com os efeitos nocivos causados a população de Cabedelo, em virtude do recebimento no Porto, dos resíduos derivados da refinação de petróleo (PETCOKE). Ruy Carneiro cobrou o cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC), firmando em 2004, entre o Ministério Público Federal, SUDEMA e a Companhia Docas da Paraíba, cuja multa é de R$1 milhão de reais.

De acordo com o parecer do Ministério Publico Federal, o PETCOKE é importando dos Estados Unidos e Venezuela, e ao chegar ao Porto de Cabedelo é estocado a céu aberto, formando pilhas de aproximadamente 5 metros de altura.

O PETCOKE é um material sólido, em pequenos grãos, de modo que sua dispersão é intensa e está causando poluição do meio ambiente e, principalmente, graves problemas de saúde a população que reside próximo ao depósito.

-A movimentação da carga de coque de petróleo e carvão vem causando graves prejuízos a saúde da população, uma vez que atinge as residências próximas. E o mais grave é a falta de fiscalização, reclamou o deputado tucano.

Um dos questionamentos do deputado Ruy Carneiro é o descumprimento do TCAC que prevê uma série de providencias, que foram ignoradas pelos responsáveis ao longo dos últimos anos. “O termo prevê uma série de exigências que estão sendo ignoradas. É preciso a construção de galpão com proteção adequada; sistema de silos para o armazenamento; estudo das características geológicas do solo, do lençol freático; construção de piso impermeável, entre outros”, explicou Ruy.

No entanto, o que mais preocupa o parlamentar é a saúde dos moradores. “Os danos causados são preocupantes e o poder público não pode continuar inerte ao absurdo ambiental que está sendo provocado pelo péssimo gerenciamento desse material”, observou.

O parlamentar compreende o alcance econômico e social do recebimento do PETCOKE em Cabedelo. Atualmente indústrias produtoras de cimento da Paraíba, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado, depositam seus resíduos na área. “No entanto são necessárias providências relacionadas a gestão e o armazenamento desse material. Tenho convicção que é possível aliar desenvolvimento econômico ao bem estar da população de Cabedelo”, finalizou.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lula e Maduro

Apenas dois dias depois de Lula ter participado de uma cerimônia em defesa da democracia,…

10 de janeiro de 2025

“Estadania” e redes sociais

Em uma democracia, o conceito de “cidadania” tem a ver com a garantia legal e…

10 de janeiro de 2025

Governador João Azevêdo abre Salão do Artesanato Paraibano na noite desta sexta-feira

O governador João Azevêdo abre nesta sexta-feira (10), às 19h, a 39ª edição do Salão…

10 de janeiro de 2025

Idoso de Sapé morre após veículo que conduzia colidir frontalmente com caminhão na BR-412, em Serra Branca

Na manhã desta sexta-feira (10), um grave acidente na BR-412, no km 97, em Serra…

10 de janeiro de 2025

Operação prende criminosos que invadiam casas de veraneio em Pitimbu, no Litoral Sul da PB

Uma investigação da Polícia Civil da Paraíba (PCPB) desmantelou um esquema criminoso responsável por invadir…

10 de janeiro de 2025

Identificado, motorista que atropelou e matou ciclista na PB-008 não tinha CNH e está foragido

O motorista suspeito de atropelar dois ciclistas na manhã de quinta-feira (9) na PB-008, em…

10 de janeiro de 2025