O presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro (PB), anunciou que participará ativamente dos debates e discussões em torno dos principais pontos da reforma política que deverá ser votada no Plenário da Câmara nos próximos dias 9 e 10. O assunto já foi discutido pelos líderes partidários.
Para Ruy Carneiro, a sociedade cobra uma resposta do Parlamento com relação ao tema. “A reforma política é uma bandeira que há muito tempo tramita no Congresso. Acredito que é chegada a hora de realizar as alterações substanciais no nosso modelo político, que vai desde o financiamento público de campanhas até a coincidência nas datas das eleições”, disse.
A comissão, apesar de formalmente estar em funcionamento, não se reúne desde abril do ano passado. O relator é o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). A Câmara vai iniciar esse debate de forma fragmentada em torno de quatro pontos principais: financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais; coincidência de datas de eleições; fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais; e sistema de votação misto, ou seja, no candidato e na legenda.
-Vamos iniciar esse debate ouvindo a população, conversando e construindo o consenso em torno dos pontos polêmicos. Acredito que a coincidência nas eleições, por exemplo, é o tema de maior consenso então vamos iniciar essa caminhada. É preciso mudar o modelo nas relações políticas para estimular a renovação dos partidos, defendeu Ruy Carneiro.
Assessoria
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…
Calendário do 13° e dezembro será anunciado na próxima segunda-feira A Prefeitura de Campina Grande…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…
O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…