No dia nacional do sanfoneiro, comemorado pela primeira vez neste 26 de maio, o deputado federal Ruy Carneiro, visitou a Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) e assumiu compromisso de atuar em duas frentes que hoje são prioridades para a entidade: trabalhar para tornar o Forró um patrimônio imaterial cultural brasileiro e destinar recursos para a construção de um Museu do Forró, na cidade de João Pessoa. As duas ações visam fortalecer a cultura, a economia e o turismo paraibano.
Ruy Carneiro já apoia a Balaio Nordeste, com a destinação de recursos de emendas parlamentares para o custeio de projetos desenvolvidos na instituição, que é uma entidade cultural sem fins lucrativos, criada em 2010, com o objetivo de contribuir, através da promoção e organização de eventos culturais, de lazer e entretenimento, para a valorização, divulgação e preservação da Cultura Popular e incremento do turismo local. A entidade atua com Orquestra Sanfônica, Trios de Forró, Duplas de Repentistas, Cavalo Marinho, Rabequeiros, poetas, oficinas de acordeom, percussão (pandeiro), confecção de zabumba, rabeca, capacitação para editais culturais e consultorias e mantém a Escola de Música Mestre Dominguinhos.
A ACBN está localizada no bairro do Varadouro, mas os integrantes da associação querem ampliar a divulgação de tradições nordestinas, a exemplo do forró, com a criação de um Museu destinado ao ritmo e solicitaram ao deputado Federal Ruy Carneiro apoio financeiro para isso. Outro pedido feito ao parlamentar foi para que ele auxilie no processo de tornar o Forró patrimônio imaterial cultural do Brasil, que está em andamento no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) desde 2019, quando se iniciou a construção de um Dossiê de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró, procedimento técnico necessário para a inscrição do gênero no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Essa construção envolve 14 estados brasileiros.
Ruy Carneiro destacou que a associação é de grande importância para a cultura paraibana e que a construção de um Museu do Forró, juntamente com a ação de tornar o forró um patrimônio imaterial cultural do Brasil devem fortalecer ainda mais as tradições culturais paraibanas e nordestinas. “Eu apoio a entidade e agora devo atuar nesta frente de defesa do Forró e vou buscar recursos para a construção deste Museu, que será muito valioso para nossa paraíba, tanto no aspecto cultural, quanto do turismo, ofertando mais uma opção de roteiro aos visitantes e incrementando da economia de nosso estado e da região nordestina”, explicou Ruy.
Da Redação com Assessoria
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…