O deputado Federal Ruy Carneiro (PSC) voltou a defender a criação do piso nacional dos farmacêuticos nesta quinta-feira (13), durante a votação da matéria na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. O Projeto de Lei 1559/2021 que trata da questão foi aprovado pelos integrantes da comissão.
Ruy parabenizou os trabalhadores do segmento pelo avanço na luta em busca do reconhecimento profissional e reforçou o empenho pela criação do piso salarial das demais categorias da saúde.
“A luta pela implantação de um piso salarial justo e adequado para os farmacêuticos é mais uma vitória na construção de um sistema de saúde de qualidade. Assim como aconteceu com a enfermagem, nós vamos acompanhar a tramitação da matéria até o fim e também seguiremos buscando construir uma justa remuneração para todos os profissionais de saúde.”.
Na oportunidade, o deputado também chamou atenção para os riscos da venda de medicamentos em supermercados.
“Aproveitando esse avanço na valorização dos profissionais de farmácia, precisamos discutir nessa casa os graves problemas que podem ser gerados por conta da venda de medicamentos em supermercados. Os problemas gerados pelo uso indiscriminado de remédios já são amplamente conhecidos e isso é uma questão de saúde pública. Precisamos tratar essa questão com seriedade e rever os critérios para garantir a segurança da população.”, finalizou.
O PL 1559/2021 estabelece piso salarial no valor de R$ 6,5 mil mensais e agora segue para votação nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
PB Agora