A Paraíba o tempo todo  |

Saiba qual foi a maior virada no 2º turno

Disputa acirrada no segundo turno da Paraíba remete para retrospectiva histórica; saiba qual foi a maior virada registrada no pleito do Estado

A primeira eleição que ocorreu com segundo turno na Paraíba para o Governo do Estado foi em 1990, exatos 20 anos atrás. Na disputa, os candidatos Ronaldo Cunha Lima (PMDB) e Wilson Braga (PDT). A grande surpresa do pleito foi Braga que no primeiro turno obteve 32.201 votos a mais que Ronaldo, perdendo, portanto, por uma diferença de 132.573 votos válidos no segundo turno.

A disputa acirrada, entre os dois candidatos, pode ser percebida no número de votos válidos, registrados no primeiro turno, na época. Braga venceu com 498.763 votos, contra 462.562 de Ronaldo Cunha Lima. Uma diferença de 36.201 votos.

Já no segundo turno, o resultado foi uma grande surpresa, uma reviravolta de Ronaldo com uma ampliação dos votos em 704.375, contra 571.802 votos válidos concedidos para Braga. Uma diferença de 132.573, ou seja, mais de 100 mil sufrágios a favor de Ronaldo.

O resultado da eleição no segundo turno foi mudado com o aumento no número de votos do candidato Ronaldo Cunha Lima nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Na eleição de 1990, no primeiro turno concorrem ainda os candidatos João Agripino (PDS) 137.487, Genival Veloso de França – 44.719; Juracy Palhano – 6.494 votos válidos.
 

 

Gledjane Maciel

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe