O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) desempenhou um papel crucial na nomeação de André Coelho (PSDB), ex-assessor do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), para a direção administrativa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), instituição que é gerida pelo Governo Federal. A instituição, vinculada à Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) e integrante da Rede Ebserh, terá Coelho liderando sua administração.
A informação, trazida à tona pelo jornalista Arimatéia Souza em sua Coluna Aparte, destaca a influência política por trás da decisão. Coelho, que anteriormente ocupou o cargo de chefe de gabinete de Pedro na Câmara Federal, também possui uma trajetória destacada como vice-presidente do Conselho Regional de Administração, além de ter atuado como secretário de Habitação e de Cultura na cidade de João Pessoa.
A relevância da nomeação ganha destaque, uma vez que o Hospital Universitário Lauro Wanderley figura na lista de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o próximo ano, com um aporte financeiro projetado na ordem de R$ 19 milhões. A nomeação de Coelho coloca em evidência os bastidores políticos que permeiam as decisões administrativas e impactam diretamente as instituições de saúde no estado.