A Paraíba o tempo todo  |

São João: A União diz que Caruaru é melhor. Pura politicagem

Que o São João de Campina Grande está bem à frente do de Caruaru, não há dúvidas. Tanto que, nos últimos anos, a concorrência, antes acirrada, deixou praticamente de existir, sendo alimentada, em sua grande maioria, por pernambucanos ou por setores da mídia movidos por interesses.

Na Paraíba, apenas o Jornal A União resolveu assumir a defesa do São João de Caruaru como o melhor. Em matéria sobre a visita da presidente Dilma Roussef ao São João caruaruense, o jornal, ligado ao Governo do Estado, afirmou que Dilma tinha visitado a melhor festa de São João do país, esquecendo-se que aqui, na Paraíba, existe uma bem melhor.

Em Pernambuco – e isso é plenamente entendível – a mídia defende Caruaru como cidade que realiza a melhor festa de São João. Porém, nacionalmente, a opinião a imprensa é diferente. Basta ver como se posicionaram a Rede Globo, a Record, o SBT, a Band e a Rede TV – para citar as cinco principais emissoras de TV aberta do país. Sem falar nas emissoras de rádio, jornais, revistas e portais.

No SBT, a reportagem da noite de São João mostrou mulheres vestidas de homem em Caruaru e um sanfoneiro tocando o autêntico forró. Em Campina Grande, mostrou meninas bonitas vestidas com roupa de quadrilha e o repórter dizendo: “este sanfoneiro está tocando forró com sanfona produzida aqui em Campina Grande, que tem a única fábrica de sanfona da América Latina”.

No Globo Repórter, em que pese a tentativa da Rede Globo Nordeste – que tem sede em Pernambuco – de colocar um repórter ao vivo em Caruaru e não em Campina Grande, o que se viu foi um programa dedicado, em sua maioria, a mostrar mais Campina Grande que Caruaru, com direito ao repórter comentar que em Campina “o turista tem muito o que ver”. E, ainda na Globo, as várias entradas ao vivo durante o mês e as matérias veiculadas em rede demonstraram também uma superioridade em relação a Caruaru.

Na Record, idem. Nas reportagens, ficou evidente a superioridade de Campina. Sem falar no ponto alto deste São João, que foi a transmissão ao vivo da Rede Record News, em cadeia com a Rede Record internacional, que levou as imagens do São João de Campinha Grande para todo o Brasil e para mais 158 países. Foi, sem dúvida, o grande marco do São João de Campina Grande este ano.

O detalhe é que a festa de Caruaru tem duração de 26 dias, um único palco, uma grande área em frente a este palco para se dançar forró, camarotes, um Museu de Luiz Gonzaga, os bacamarteiros, quadrilhas juninas, barracas, pavilhões, quiosques e só. O resto é ‘enchimento de lingüiça’.

Em Campina a festa tem duração de 31 dias, palco duplo, camarotes, Arrarial Hilton Mota com piso industrial e drenagem, barracas, quiosques, pavilhões, ilhas de forró, Pirâmide Jackson do Pandeiro, Recanto dos Santos Juninos (a religiosidade inexiste em Caruaru), Recanto da Poesia, poetas declamadores, repentistas, violeiros, emboladores de coco, trem do forró, São João nos distritos (Galante e São José da Mata), São João nos bairros, quadrilhas juninas, grupos de tradições folclóricas, Casamento Coletivo, Forró na Feira da Prata, Vila do Artesão, Círio de São João… ufa!

Se alguém ainda tem dúvida, segue aí um outro grande indicador: o interesse de quem está fora do eixo Campina Grande – Caruaru pelas duas festas juninas. Em maio, a TAM Linhas Aéreas começou a veicular, em suas aeronaves, vídeos sobre as duas festas: Tam nas Nuvens Campina Grande e Tam nas Nuvens Caruaru. É só fazer a pesquisa no site Youtube e ver que o vídeo de Campina tem dez vezes mais visualizações que o de Caruaru.

O que vimos este ano é que o acirramento entre as duas cidades, que há anos deixou de existir pela supremacia de Campina Grande, que a cada ano se distancia mais de Caruaru, voltou à tona trazido apenas pelo desejo da imprensa pernambucana de tentar buscar uma equivalência entre os dois eventos; e, lamentavelmente, pelo jornal A União, que por pertencer ao Governo do Estado, comandado hoje por Ricardo Coutinho – aquele mesmo que negou o apoio ao São João de Campina Grande este ano, fortalecendo o de Caruaru – trouxe, em matéria, a declaração que o de Caruaru é melhor. Ou seja: não ajuda e ainda tenta atrapalhar!

O mais, é ciuminho…


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe