Categorias: Política

Secretário da Segurança de São Paulo dá palestra na CMJP

PUBLICIDADE

'Política de Segurança Pública nas Capitais e Regiões Metropolitanas'. Esse foi o tema da palestra apresentada pelo secretário da Segurança do estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta segunda-feira (4). A palestra integra o ciclo ‘Câmara Aberta: diálogos da democracia’ promovido em comemoração aos 70 anos da Casa Napoleão Laureano.

O secretário Mágino Filho, responsável por diminuir significativamente os índices de homicídios e latrocínios no estado de São Paulo, defendeu a necessidade da área ter uma fonte financiadora que garanta recursos permanentes, como já ocorre com as áreas de saúde e educação. “A diminuição dos indicadores criminais está intimamente ligada aos investimentos. A área de segurança pública precisa ter recursos garantidos para que a união, os estados e os município enfrentem esse grande problema juntos. Segurança pública é um problema de todos os entres federativos”, afirmou.

Ele ainda definiu segurança pública como um remédio contra a violência e apoiou a ideia de que os governos precisam investir em políticas públicas que funcionem como vacinas. “O que o país precisa é de vacina. Se nós tivermos uma sociedade mais justa, mais equilibrada, com certeza teremos mais segurança. Se investirmos em assistência social e educação, que funcionam como vacinas, certamente teremos que utilizar menos o remédio (segurança)”, argumentou.

Mágino Filho ainda apontou o investimento em tecnologia como um dos fatores que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade em São Paulo. “Há mais de cinco mil câmeras de monitoramento instaladas no estado, mais da metade delas na capital. Quase 6 mil pessoas foram presas em flagrante delito entre 2014 e 2017 só com a utilização do Sistema Detecta, que também gerencia as informações fornecidas pelas Polícias Civil e Militar, facilitando o trabalho de ambas”, citou. “Outra ferramenta, desenvolvida pela própria secretaria, o Infocrim, mapeia as manchas de criminalidade e nos dá condições de organizar a distribuição do efetivo policial de forma mais eficiente”, garantiu o secretário.

Ele ainda defendeu a necessidade de integração nacional das polícias e do envolvimento de instituições como o Ministério Público e a Justiça para combater o crime organizado de forma mais efetiva. “Se o crime é organizado é porque ele, em parte, se beneficia da desorganização das instituições. Uma organização institucional é necessária para avançarmos contra o crime. Uma saída seria a criação de uma agência integrada de inteligência para trocar informações o tempo todo. O monitoramento de perto das facções criminosas é fundamental”, concluiu.

Além do palestrante, compuseram a mesa dos trabalhos os vereadores Milanez Neto (PTB) e Humberto Pontes (Avante); o secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima; o comandante-geral da Polícia Militar paraibana, coronel-PM Euller Chaves; e o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim. A palestra foi prestigiada pelos vereadores da Capital.

Remédio e vacina

Pouco antes do início da palestra, Mágino Alves Barbosa Filho chegou à Câmara de João Pessoa acompanhado do seu chefe da Assessoria Militar da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, coronel-PM Joselito e assessores diretos. Também o acompanhavam o secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, e o comandante-geral da Polícia Militar paraibana, coronel-PM Euller Chaves.

O secretário paulista foi recepcionado pelos vereadores Humberto Pontes (Avante) e Professor Gabriel (PSD). Antes de seguir ao plenário para proferir sua palestra, Mágino Alves concedeu entrevista à TV Câmara JP. “A segurança pública é nada mais do que um remédio para a sociedade. O que a sociedade de fato precisa é de uma vacina”, sintetizou o secretário, afirmando que haveria a necessidade de um investimentos específico na segurança pública, além de trabalhar melhor a saúde e a educação do país. “A participação do secretário de São Paulo enriquece o nosso ciclo de palestras. Sua experiência à frente do aparato de segurança da maior cidade do país pode em muito contribuir para a nossa Paraíba”, destacou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perseguição pelas ruas de Mamanguape termina em tiroteio e suspeito ferido e preso pela PRF

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024