O secretário de Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, anunciou nesta quarta-feira (15) a convocação de uma reunião com secretários municipais de saúde para traçar um plano estadual de combate à dengue. A iniciativa visa fortalecer as ações de prevenção e controle da doença em todo o estado.
Durante a reunião, que está prevista para ocorrer nos próximos dias, a Secretaria de Saúde (SES) apresentará o seu plano de contingência, seguindo o modelo adotado no enfrentamento à pandemia de covid-19. Bezerra destacou a importância do plano de contingência como um instrumento fundamental para nortear as ações futuras da secretaria diante de epidemias ou surtos de doenças.
“Na vigência de qualquer epidemia, qualquer surto, o plano de contingência é uma espécie de relatório do que a secretaria fará em suas ações futuras, o que envolve uma série de medidas, como a estruturação e ampliação dos nossos leitos clínicos na rede estadual”, explicou Bezerra.
Além disso, o secretário anunciou a deflagração do Dia D de Mobilização Estadual de Combate à Dengue, marcado para o dia 24 de fevereiro deste ano, que consistirá em uma mobilização intensiva de profissionais de saúde e da população para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Neste mesmo dia, também vai haver uma campanha de vacinação.
A estratégia visa reduzir o número de casos e garantir a saúde e o bem-estar da população paraibana.
A decisão acontece após a confirmação do primeiro caso de óbito por causa de dengue na Paraíba em 2024.
Trata-se de um homem de 24 anos do município de Camalaú, da região do Cariri paraibano.
PB Agora