Nessa terça-feira (14), o Senado aprovou a indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para assumir a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele derrotou os parlamentares apoiados pelo governo, Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra (MDB-PE), que também pleiteavam o cargo. A decisão ainda precisa passar pela Câmara.
A disputa foi acirrada nas últimas semanas, porém Anastasia venceu por ampla margem de votos tendo o apoio de 52 senadores, enquanto Kátia recebeu 19 manifestações favoráveis e Fernando Bezerra sete.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), trabalhou nos bastidores desde abril deste ano para viabilizar a indicação de Anastasia.
Anastasia vai substituir o ministro Raimundo Carreiro, que deixará o tribunal após ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal.
Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo Senado, três pela Câmara e três pelo Executivo. O cargo é vitalício, com previsão de aposentadoria compulsória aos 75 anos. A remuneração bruta e de R$ 37.328,65, além dos benefícios.
PB Agora