Senado aprova projeto de Veneziano que denomina de Rodovia Álvaro Gaudêncio Filho a BR 412, da Praça do Meio do Mundo até Monteiro

PUBLICIDADE

A Comissão de Educação – CE do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei (PL 3404/2020), do Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que denomina de “Rodovia Álvaro Gaudêncio Filho” a BR-412, no trecho entre o Km 0, na localidade Farinha até seu final, no KM 129, na cidade de Monteiro. A matéria foi aprovada em Caráter Terminativo, ou seja, não precisará ir a Plenário, seguindo direto para a sanção do Presidente da República.

O projeto de Veneziano é uma reapresentação do PL 6.435/2009, apresentado na Câmara dos Deputados pelo saudoso Deputado Federal Rômulo Gouveia (PSD-PB). Segundo Veneziano, a matéria se constitui em uma homenagem dupla a Álvaro Gaudêncio Filho e Rômulo Gouveia. “É uma singela ação para reconhecer o trabalho e homenagear esses importantes homens públicos brasileiros e paraibanos”. A relatora do Projeto na CE foi a Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que considerou “justa e merecida” a homenagem e votou, em seu relatório, pela aprovação da matéria.

Ao justificar o Projeto, Veneziano afirmou que a BR-412 é um importante eixo de ligação entre as principais cidades do Cariri paraibano e demais regiões do estado; e uma das ligações asfálticas entre a Paraíba e o estado de Pernambuco. “Leva progresso e desenvolvimento àquela região do estado. Foi nessa região da Paraíba que o homenageado, ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio Filho, exerceu grande liderança política, sendo um dos principais responsáveis pela sua implantação”.

Perfil do Homenageado

Advogado por formação, Álvaro Filho destacou-se nos diversos cargos públicos que exerceu, nas esferas política, administrativa e jurídica. Em 1970, foi eleito para a Câmara Federal com expressiva votação e passou a defender as causas ligadas à agricultura e aos agricultores. Foi membro e Relator da importante Comissão de Previdência Social, quando foi concedida a aposentadoria ao homem do campo, através de um instrumento até hoje chamado de Funrural, que permitiu que milhares de homens e mulheres do campo tivessem uma vida condigna e se fixassem à terra, evitando o êxodo rural.

Álvaro Gaudêncio Filho foi deputado federal por 16 anos e, mesmo após deixar o mandato, continuou a fazer política, como o principal chefe político do Cariri, e a atender a todos os que o procuravam. Por essa característica, era respeitado e admirado por seus adversários. É lembrado na Paraíba pelos muitos benefícios que conseguiu para os municípios do Cariri Paraibano e do Compartimento da Borborema, entre os quais a BR-412, que trouxe progresso e desenvolvimento para essas regiões do estado.

Seu falecimento ocorreu em Campina Grande, em 12 de março de 2004. A Família Gaudêncio destaca-se pela atuação na economia e política da região do Cariri da Paraíba, tendo vários membros exercido importantes cargos públicos e eletivos no Estado.

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024