Senado aprova relatório de Veneziano ao projeto que propõe mudanças para fortalecer o MPT

PUBLICIDADE

O relatório do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) ao Projeto de Lei (PL 3006/2022) que transforma cargos de analista e de técnico do Ministério Público do Trabalho em cargos de subprocuradores, de procuradores regionais e em cargos em comissão, foi aprovado nesta quarta-feira (29) no Plenário do Senado.

A proposta, encaminhada pela Procuradoria-Geral da República, argumenta que a mudança ajudará a reduzir a desproporcionalidade entre Ministério Público do Trabalho e o Poder Judiciário Trabalhista. De acordo com a matéria, 173 cargos de analista e 173 cargos de técnico serão convertidos em 12 cargos de Subprocurador-Geral do Trabalho, 65 cargos de Procurador Regional do Trabalho e em 77 cargos em comissão.

Sem Impacto Financeiro – Veneziano apresentou parecer favorável ao projeto e ressaltou que a criação de novos cargos de Subprocurador-Geral do Trabalho e de Procurador Regional do Trabalho, bem como de cargos em comissão, é compensada pela extinção de cargos efetivos de Analista e Técnico do MPU, em quantitativo suficiente para que a medida não tenha nenhum impacto financeiro e orçamentário.

“Devemos reconhecer a relevância do Ministério Público, instituição essencial à função jurisdicional do Estado, a quem compete a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A estrutura e a força de trabalho do Ministério Público devem ser compatíveis com essas nobres missões institucionais. Importa observar, ainda, que a última ocasião em que se promoveu a criação de cargos no MPT foi há quase uma década, no âmbito da Lei nº 12.883, de 21 de novembro de 2013”, justificou o senador paraibano.

De acordo com Veneziano, devem ser meritórias as previsões da proposição para que os cargos criados sejam alocados em ofícios dedicados à atividade finalística do MPT, e que os cargos em comissão sejam preenchidos exclusivamente por servidores efetivos. A matéria, que havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir a plenário, vai agora à sanção presidencial.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Período de inscrições no programa Bolsa Esporte tem início nesta segunda-feira

Atletas e técnicos já podem, a partir desta segunda-feira (23), realizar as inscrições do programa…

23 de dezembro de 2024

Gás de cozinha pode ser encontrado por R$ 100 em João Pessoa; saiba onde

A pesquisa foi realizada em 30 estabelecimentos na cidade de João Pessoa com preços a…

23 de dezembro de 2024

CNU: sai hoje convocação de candidatos negros no ‘Enem dos concursos’

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que publicará, em edição…

23 de dezembro de 2024

Criança de apenas cinco anos cai de prédio enquanto brincava na varanda em bairro de João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (23), uma criança de apenas 5 anos caiu da varanda de…

23 de dezembro de 2024

Cícero anuncia que vai revisar estruturas de secretarias para novo mandato: “João Pessoa cresceu muito”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), revelou em entrevista ao Portal da Capital…

23 de dezembro de 2024

Saiba quem são os representantes da comissão representativa da ALPB durante o recesso parlamentar

Após a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, a Assembleia Legislativa da Paraíba…

23 de dezembro de 2024