O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) anunciou nesta quarta-feira (16) que irá votar contra a recriação da Contribuição Provisória Sobre Movimentações Financeiras – CPMF. Raimundo Lira, que também é economista, se colocou contrário à volta do imposto por vários motivos, mas sob três argumentos básicos.
Primeiro, lembra o Senador, porque um imposto como a CPMF não existe em nenhum país do mundo. “Voto contra ressuscitar a CPMF por vários motivos. Mas dentre os principais, primeiro porque é importante verificar que, apesar de ser um imposto de fácil cobrança, nenhum país do mundo, seja ele subdesenvolvido, emergente ou desenvolvido, adotou esse tipo de importo”, argumentou Raimundo Lira.
Outro argumento adotado pelo Senador para se posicionar contra a recriação da CPMF é que ela quebra o sigilo bancário do brasileiro, garantido na Constituição Federal. “A CPMF quebra o sigilo bancário de toda a população do País e, como sabemos, o sigilo bancário é garantido e assegurado pela Constituição Federal”.
“Imposto Estúpido” – Lira também afirmou que, do ponto de vista da economia nacional, a CPMF “é o imposto mais estúpido que a inteligência humana poderia criar” pois ele pune a circulação da moeda do País “e, no caso do Brasil, esta moeda é o Real, o maior símbolo da identidade nacional. Ou seja: quem usa legalmente a moeda brasileira acaba sendo punido com a CPMF”, argumenta o parlamentar.
PB Agora
A proibição do uso de celulares nas escolas, tema de um projeto de lei apoiado…
Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma residência no bairro de Mangabeira, em João…
Na Paraíba, foram registrados 658 casos de desaparecimento em 2024, até setembro, um aumento de…
A partir desta segunda-feira (11), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 691…
A Câmara Municipal de Campina Grande não conseguiu realizar sua sessão ordinária essa semana devido…
Na manhã deste domingo (10), durante o evento de ciclismo “Gran Fondo Brasil” realizado em…