A defesa do meio ambiente está entre as bandeiras de luta do senador Raimundo lira (PMDB-PB) no Senado Federal. Lira relata que a Mata Atlântica na Paraíba que já abrangeu 63 municípios e ocupava uma área de 657.851,21 hectares. Hoje, restam apenas 16,11%, o que equivale a pouco mais de 105.000 há. Ele alerta para a necessidade urgente de se viabilizar ações concretas que garantam um planeta mais saudável no futuro.
O senador pretende levar ao conhecimento dos gestores municipais que detêm atualmente no Estado as áreas de maior concentração dessa vegetação no Estado, como Cruz do Espirito Santo, Santa Rita, Rio Tinto e Mamanguape os várias inciativas de preservação ambiental, com o manejo correto das águas no contexto urbano; prevenção de desastres em áreas urbanas; construção sustentável; mobilidade sustentável e/ou qualidade do ar; resíduos sólidos urbanos; áreas contaminadas e/ou prevenção de acidentes com substâncias perigosas nas cidades e fortalecimento institucional, planejamento e gestão ambiental urbana.
O parlamentar peemedebista cita como outra alternativa econômica para essas regiões o ecoturismo, que, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas, sem o prejuízo ambiental.
O ecoturismo segundo o peemedebista é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropria de apenas US$ 70 milhões, tendo portanto um enorme potencial de crescimento.
Homenagem – Nesta sexta-feira (06) de fevereiro, Dia do Agente de Defesa Ambiental, o senador homenageia esses profissionais que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.
Para o senador, o dia dedicado ao Agente de Defesa Ambiental é um momento de refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, consequentemente, potencialmente agentes ambientais.
Assessoria de imprensa