A Paraíba o tempo todo  |

Senador Vital do Rego parabeniza comerciários

Vital parabeniza comerciários e relata empenho por projeto de regulamentação da profissão

Integrando a lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com o Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (Diap), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) parabenizou os comerciários da Paraíba pelo transcurso do seu dia comemorado nesta segunda-feira (20).

O senador que votou a favor do Projeto Lei (PLS 115/2007), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a profissão dos comerciários, reconheceu a importância da categoria para o desenvolvimento do Estado. Destacando que a categoria hoje é de fundamental importância para o funcionamento de um dos setores que movimenta a economia paraibana, Vital classificou os comerciários como guerreiros que trabalham com muita dedicação e ajudam a movimentar a nossa economia. “Parabéns a todos os guerreiros do comércio”, disse.

Ao se referir especialmente aos comércios que trabalham em Campina Grande, o senador afirmou que a história da categoria na cidade tem sido marcada por lutas e conquistas. Ele lembrou que a Rainha da Borborema sempre teve um comércio forte, pujante determinante para o processo de desenvolvimento local. E nesse sentido, os comerciários foram agentes importantes que permitiram a cidade superar crises e desafios tornando-se uma das maiores do interior do Nordeste. “Campina cresceu a partir do seu comércio. E os comerciários deram sua parcela de contribuição. É uma categoria vibrante”, definiu.

Mesmo reconhecendo os esforços do governo da presidente Dilma Rousseff para melhorar as condições da categoria, o parlamentar reconheceu que ainda existem muitos desafios para ser vencidos em prol dos comerciários.

Para ele, ele votou favorável na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa ao Projeto Lei (PLS 115/2007), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a profissão da categoria. Além de votar a favor, Vital ainda fez um esforço no sentido de garantir que os demais parlamentares da CAS tivessem o mesmo posicionamento. “Felizmente a matéria foi aprovada em decisão terminativa”, relatou.

Ele lembrou que esta foi uma luta antiga do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande que tem a frente o sindicalista José Nascimento Coelho. O novo texto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CSA) da Casa , foi resultado de um acordo entre a Confederação Nacional do Comércio – CNC e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC.

Com o substitutivo do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), em caráter terminativo, que regulamenta a profissão de comerciário, os comerciários do Brasil, agora, aguardam, ansiosamente, a sua tramitação na Câmara dos Deputados, para que Conforme destacou o senador paraibano, o projeto irá beneficiar de 10 milhões de trabalhadores do comércio em todo o país.

Ele lembrou que o PLS atendeu a demanda da CNTC, encampada por 30 federações estaduais e 835 sindicatos. Para o parlamentar peemedebista, a regulamentação da profissão trará “uma evolução extraordinária” nas garantias de direitos da categoria.

Além de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos comerciários paraibanos Vital também prometeu empenho em prol de outras bandeiras de luta da categoria como o encaminhamento imediato ao Congresso Nacional da proposta unitária de avanços nos direitos previdenciários dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas.

De acordo com dados do Sindicato dos Comerciários, Campina Grande tem atualmente mais de seis mil trabalhadores efetivamente no comércio, totalizando cerca de 10 mil na base do Compartimento da Borborema.

O dia do Comerciário é comemorado no dia 30 de outubro, entretanto esse ano a data será celebrada em Campina Grande no dia 20 de agosto, conforme ficou definido pela Convenção Coletiva da categoria.
A data nasceu no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe