A iniciativa inédita visa fortalecer a rede de combate à violência doméstica no país com alocação de recursos e ações em estados e municípios
Por iniciativa da senadora Daniella Ribeiro, presidente da Comissão Mista de Orçamento e líder da Bancada Feminina no Senado, será lançado na nesta quarta-feira, 13, o programa ‘Antes que Aconteça’, proposta inédita que tem o objetivo de fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher, com aplicação de milhões em recursos unicamente para o desenvolvimento de ações efetivas nos estados e municípios.
O ‘Antes que aconteça’ é uma proposta de emenda ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA). Ademais, possui suporte na Agenda Mulheres, inserida no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
O programa prevê a estruturação de políticas de acolhimento de mulheres vítimas de violência, cursos de capacitação e defesa pessoal, prevenção, empreendedorismo feminino, sistemas de tecnologia, monitoramento eletrônico, sala lilás nas delegacias, grupos reflexivos e de apoio, dentre outras ações. A aplicabilidade está prevista para iniciar-se em 2024.
Mulheres apoiando mulheres
A iniciativa será apresentada durante a sessão da CMO, às 14h30. Idealizada por Daniella, o programa ‘Antes que aconteça’ tem o apoio de outras mulheres que, juntas com a senadora, desenvolveram a ideia. São elas: a deputada Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados; a jurista Luciana Lossio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); a juíza Renata Gil, indicada para o Conselho Nacional de Justiça; e a advogada Camila Mariz, segunda-dama da Paraíba.
Serviço
Apresentação do programa Antes que aconteça.
Data: 13/12/23 – 14h30
Local:
Comissão Mista de Orçamento, Anexo II, Plenário 02, Câmara dos Deputados, Brasília.
Assessoria de imprensa
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…