Categorias: Política

Serra acusa Haddad de usar religião para desviar foco do kit gay

PUBLICIDADE

 O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, elevou novamente o tom contra o adversário do PT, Fernando Haddad, acusando o rival de levar o discurso religioso ao centro da campanha para desviar o foco do kit anti-homofobia – chamado de "kit-gay" -, criado em sua gestão no Ministério da Educação. O tucano também voltou a associar, dessa vez de forma mais incisiva, o adversário ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo esquema do mensalão, evidenciando como deve ser o tom da campanha neste segundo turno.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras
Em campanha nesta sexta-feira, ao ser questionado sobre a declaração de Haddad, que ontem afirmou que o tucano trouxe do Rio de Janeiro a São Paulo o pastor Silas Malafaia, da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, para ofendê-lo, o tucano ironizou o adversário. Na última semana, Malafaia afirmou que iria "arrebentar" com Haddad durante a campanha, segundo o jornal Folha de S.Paulo, e divulgou um vídeo na internet em que critica o petista.

"O Silas Malafaia apoia o PT no Rio. Vocês já viram eles reclamarem disso? O Silas Malafaia tem pensamento próprio. Se ele me apoia, muito bem, me apoia. Eles estão inventando isso porque o Fernando Haddad não sabe explicar aquele chamado kit-gay, que ele gastou R$ 800 mil para nada. Era um esquema tão mal feito que a Dilma (Rousseff – presidente da República) revogou. E, para fugir dessa discussão, ele leva para essa discussão religiosa, isso e aquilo", afirmou.

Segundo Serra, o discurso de Haddad é uma estratégia moldada pelo José Dirceu, este mencionado pelo tucano em diversos momentos da entrevista.
"É o padrão Zé Dirceu. O Zé Dirceu é o guru intelectual da campanha. (…) O Haddad está cada dia mais parecido com o Zé Dirceu, ele não era, mas está cada dia mais parecido com o Zé Dirceu e com toda aquela patota do PT condenada pelo Supremo", atacou.

As críticas não paparam por aí. Pouco antes, ao ser questionado sobre a investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de supostas irregularidades envolvendo empresas contratadas pelo ministério da Educação (MEC) para evitar problemas com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo reportagem de hoje da Folha, o ex-governador chamou de "calamitosa" a gestão do rival no ministério.

Campanha e "pauta petista"

À tarde, Serra visitou o Museu do Catavento, na região central da capital paulista, iniciado em sua gestão na prefeitura, acompanhado dos dois netos, Gabriela, 5 anos, e Antonio, 9 anos, além do candidato a vice, Alexandre Schneider, ex-secretário de Educação da capital paulista. Aproveitando o tema do Dia das Crianças, ele afirmou que, se eleito, criará 3 novos museus na cidade e criará "50 novos parques para as crianças" no município.

Pouco antes da visita, em entrevista, Serra negou ter planos de extinguir a taxa da inspeção veicular, que segundo ele oneraria o contribuinte que não tem carro, que seria obrigado a pagar por um serviço que beneficia apenas os proprietários de veículo. Ele demonstrou irritação diante da insistência dos jornalistas sobre o tema, já que o rival do PT prometeu acabar com a taxa, chamando o tema "pauta petista".

O candidato também se recusou a responder a uma pergunta de um repórter da TVT, ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o que gerou um tumulto entre o jornalista e a equipe de segurança de Serra, que o acusou de empurrar um membro da equipe. Questionado depois, o tucano negou irritação. "Eu só não dou entrevista para televisão do PT. Eu posso até dar, se for combinado, mas a televisão do PT vai falar com os petistas, não comigo", disse.

 

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa no último dia útil de 2024 e início de 2025

Nesta segunda-feira (30), último dia útil de 2024, os serviços essenciais em João Pessoa funcionam…

30 de dezembro de 2024

Homem é espancado por populares após suspeita de abuso contra criança no Parque da Lagoa

Nesse domingo (29) um homem foi espancado por populares no Parque da Lagoa, em João…

30 de dezembro de 2024

Casal morre em acidente na PB-041; motorista suspeito de embriaguez está foragido

Um grave acidente ocorrido na noite desse domingo (29) na rodovia PB-041, próximo ao município…

30 de dezembro de 2024

Diretor do Trauminha será o novo secretário de Saúde de Cabedelo

O prefeito diplomado de Cabedelo, André Coutinho (Avante), anunciou nesse domingo (29) o nome do…

30 de dezembro de 2024

Jovem é executado dentro de barbearia no centro da cidade de Bayeux

Um jovem, identificado como Jeferson, foi assassinado dentro de uma barbearia no centro de Bayeux,…

30 de dezembro de 2024

Motta promete a Lula que não colocará pautas polêmicas em votação e se compromete a priorizar ‘interesses comuns’

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito na eleição para a presidência da Câmara, que ocorrerá…

30 de dezembro de 2024