Categorias: Política

Serra tem 20 pontos percentuais de vantagem sobre Dilma, diz CNI/Ibope

PUBLICIDADE

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), aparece com 20 pontos percentuais de vantagem sobre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT-RS), na primeira simulação feita pela pesquisa CNI/Ibope para as eleições presidenciais de 2010. No cenário em que Serra é substituído pelo governador mineiro Aécio Neves (PSDB), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e Dilma aparecem tecnicamente empatados em primeiros.

De acordo com a pesquisa, Serra tem 38% das intenções de voto para presidente, enquanto Dilma registra 18%. Neste cenário, Ciro tem 12% e Heloísa Helena (PSOL-AL) tem 7%. São 13% os entrevistados que disseram votar branco ou nulo e 12% não responderam.

No cenário com Aécio, Ciro aparece com 22% e Dilma com 21%. Eles estão empatados dentro da margem de erro, que é dois de pontos percentuais. O governador mineiro aparece com 12%, enquanto Heloísa Helena registra 11%. Eles também estão tecnicamente empatados.

A pesquisa foi realizada de 29 de maio a 1 de junho com 2.002 entrevistados em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Rejeição

Líder na pesquisa, o governador de São Paulo aparece bem também no aspecto da rejeição. Apenas 25% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Serra. A ministra Dilma aparece com uma rejeição de 34%, enquanto Ciro tem 32%. Aécio Neves registra 35% de rejeição. Heloísa Helena tem a maior rejeição, com 40%.

Serra é o candidato mais conhecido. São 76% os entrevistados que disseram conhecer o governador paulista bem ou mais ou menos. Ciro Gomes é o segundo mais conhecido, com 52%. A ministra Dilma é conhecida bem ou mais ou menos de 36% dos entrevistados, patamar semelhante ao de Heloísa Helena (35%). O governador de Minas Gerais é o menos conhecido entre os pesquisados, com apenas 29%.

Lula

A aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 80% de acordo com a pesquisa CNI/Ibope. Para 68% dos entrevistados o governo Lula é ótimo e bom. São 76% os brasileiros que confiam no presidente, segundo a pesquisa.

Na avaliação do governo, os números também retornaram ao cenário pré-crise. Os 68% de ótimo e bom superam os 64% registrados em março, mas estão ainda abaixo dos 73% registrados em dezembro do ano passado. Na pesquisa atual, 24% consideram o governo regular e apenas 8% avaliam a administração como ruim ou péssimo
 

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024