Categorias: Política

Sessões em homenagem a advogado e a sacerdotisa de religião africana são adiadas

PUBLICIDADE

 As duas sessões solenes programadas para serem realizadas esta semana, de 20 a 24 de setembro, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foram adiadas, conforme comunicados durante a sessão ordinária desta terça-feira (21). Novas datas serão reagendadas com os propositores das sessões juntamente com os homenageados.

 

A sessão que estava marcada para a tarde desta terça-feira (21), em comemoração aos 50 anos de Mãe Renilda como sacerdotisa de religião de matriz africana, foi adiada para que seja realizada juntamente com as homenagens da Casa referentes ao Dia Nacional da Consciência Negra, que, segundo o propositor da homenagem adiada, vereador Renato Martins (PSB), acontecerá em novembro deste ano. “Entendemos por bem realizar essa sessão juntamente com as atividades de novembro em homenagem ao Dia da Consciência Negra”, justificou Renato Martins.

 

Já a sessão programada para a próxima quarta-feira (22), a qual concederia o Título de Cidadão Pessoense ao advogado Edward Johnson Gonçalves de Abrantes pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa, foi adiada por motivos de ordem familiar do homenageado. O propositor da sessão, vereador Sérgio da SAC (PSL), garantiu remarcar nova data para a entrega da honraria.

 

Sobre os homenageados

Mãe Renilda foi iniciada no culto da Jurema Sagrada aos nove anos de idade. Aos 17 anos, foi iniciada na Umbanda e, em 1996, converteu-se ao Candomblé de nação Jêje Savalú. Foi a primeira sacerdotisa afro-brasileira a ingressar no Movimento Negro do Estado, em 1990, quando passou a desenvolver projetos sociais no bairro de Cruz das Armas, com a distribuição de sopas. Foi sócia-fundadora da Cruzada Federativa de Umbanda e fundou a Federação Independente dos Cultos Afro-brasileiros do Estado da Paraíba (Ficab). Atualmente, ela é presidenta do Movimento Negro da Paraíba; conselheira e presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Paraíba (Cepir-PB); conselheira da mulher de João Pessoa; membro do Fórum Estadual de Educação, da Secretaria da Negritude do PSB-PB e suplente do Conselho Nacional da Saúde.

 

Edward Johnson Gonçalves de Abrantes é natural da cidade de Sousa e graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Foi assessor especial do secretário de Infraestrutura do Estado em 1995; do superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Idene) em 1996; e da Procuradoria-Geral do Estado entre os anos de 2003 e 2006. Atuou como membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), entre 2007 e 2009. Atualmente, é sócio do escritório Johnson Abrantes – Sociedade de Advogados; assessor jurídico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); e advoga para os partidos PSDB e PTB.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lula parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos EUA e deseja sucesso ao novo governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou na manhã desta quarta-feira (6) uma mensagem…

6 de novembro de 2024

Brasileirão pode ter quarto campeão diferente nas últimas cinco edições

Um dos principais charmes do Brasileirão é o fato de ele ser o campeonato nacional…

6 de novembro de 2024

Os 8 jogos mais famosos do mundo

Quando pensamos em jogos, é possível imaginar várias coisas: esportes, jogos de tabuleiros, videogames e,…

6 de novembro de 2024

A eleição de Donald Trump

Em primeiro lugar, a vitória do partido Republicano foi devastadora! Trump ganhou no número absoluto…

6 de novembro de 2024

Governo publica resultado final dos prêmios Paraíba Indígena, Paraíba Quilombola e Paraíba Cigana

Os resultados finais dos três editais étnicos criados pelo Governo da Paraíba, por meio da…

6 de novembro de 2024

Dois atiradores matam homem e deixam mãe e filha dele feridas em João Pessoa

Na noite de ontem (5), um crime com características de execução foi registrado próximo a…

6 de novembro de 2024