Categorias: Política

Sete deputados da PB querem cassação de Eduardo Cunha

PUBLICIDADE

Mais um: aumenta para sete nº de deputados paraibanos favoráveis à cassação de Cunha

Aumentou para sete o número de deputados paraibanos que declararam publicamente que votarão favoráveis a cassação do mandato do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nesta quinta-feira (11), em nota encaminhada ao portal PB Agora, o deputado federal Benjamin Maranhão (SD) deixou claro que seguirá o parecer do Conselho de Ética, ou seja, pela cassação.

Além de Benjamin, já declararam voto pela cassação de Cunha os deputados paraibanos: Luiz Couto (PT), Damião Feliciano (PDT), Efraim Filho (DEM), Pedro Cunha Lima (PSDB), Rômulo Gouveia (PSD) e Wilson Filho (PTB).

“O deputado federal Benjamin Maranhão (SD) manifestou sua posição em relação ao processo que tramita na Câmara Federal e que pede a cassação do mandato do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O parlamentar informou que vai votar acompanhando o parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Benjamin disse que não foi procurado pelo portal de notícias PBAgora e que desconhece a informação veiculada de que ele votaria a favor de Cunha”, disse a assessoria do parlamentar.

Da Paraíba, o único que declarou, abertamente, que votaria contra a cassação, ou seja, favorável a manutenção do mandato de Eduardo Cunha na Câmara Federal, foi o deputado federal Wellington Roberto, do PR.

A bancada do PMDB, partido do qual Cunha é filiado, disse que seguirá a orientação do partido. A posição do PMDB, no entanto, ainda não foi publicizada. São filiados ao PMDB pela Paraíba três deputados federais, são eles: Manoel Júnior, Hugo Motta e Veneziano Vital. O cabeludo, no entanto, está de licença e no lugar dele deve votar o suplente André Amaral, que também disse que seguirá a orientação da sigla.

ENTENDA

O Conselho de Ética aprovou em junho, por 11 votos a 9, parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato de Cunha. Na última segunda-feira (8) o relatório foi lido no plenário da Câmara. Agora, para o processo entrar na Ordem do Dia são contadas duas sessões do Plenário. São necessários 257 votos entre os 512 deputados em exercício para determinar a perda do mandato de um parlamentar.

O pedido de cassação do mandato de Cunha foi feito pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade em novembro do ano passado no Conselho de Ética. Eles acusam o deputado de ter mentido durante depoimento à extinta CPI da Petrobras ao dizer que não possuía contas no exterior. A afirmação foi desmentida após investigação do Ministério Público suíço descobrir que Cunha era beneficiado por trustes no país e repassar as informações à Procuradoria-Geral da República.



LEIA TAMBÉM: Enquanto metade da bancada da PB quer cassação de Cunha, outra metade se divide

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024